Conquista: após meses de seca, chuva castiga cidade e atinge hospital
As fortes chuvas que caem sobre Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, desde a quarta-feira (7) e permanecem com grande volume nesta quinta (8), já provocaram estragos à cidade e chegaram a invadir os corredores do Hospital Geral (HGVC). A região foi alvo de um longo período de estiagem.
O coordenador da Defesa Civil do município, Fernando Fróes, disse ao site bahia.ba que “a situação está sob controle” e que “não há registro de vítimas ou desabrigados”, embora tenham sido atendidas 17 ocorrências desde o início do temporal.
A região do bairro Santa Cruz é a mais afetada da cidade. Lá, um idoso e uma criança conseguiram sair de um imóvel poucos instantes antes do desabamento total da construção. Na mesma área, outra casa precisou ser interditada pelo risco de tombamento da estrutura.
Segundo Fróes, Conquista é “monitorada por cinco pluviômetros controlados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)” e foi surpreendida pela “soma das chuvas com uma ventania terrível”.
O tempo deve permanecer fechado na região até o sábado (10), de acordo com o Climatempo. A Defesa Civil permanece em plantão 24h e pode ser acionada em caso de emergência, pelo telefone 199.