Líderes de classe participam de Encontro Regional em Alagoinhas

A Câmera de Vereadores de Alagoinhas, palco de decisões que dizem respeito à vida da população local, está sediando, nesta última terça-feira (13), o II Encontro Regional de Líderes de Classe, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do Núcleo Regional de Educação (NRE 18), com sede no município.

O encontro reúne líderes de classe de diferentes cidades da região, que trocam experiências e dialogam sobre projetos e ações que norteiam suas vidas nas escolas estaduais onde estudam.

Com o tema “Letramento político e participação social”, a iniciativa visa o protagonismo juvenil através da ampliação de debates sobre questões relacionadas à melhoria da qualidade da educação. Na programação, constam uma mesa redonda sobre “Governança: o que é de cada um”, palestras, plenária e apresentações culturais. Além de Alagoinhas, o evento reúne líderes de classe de escolas estaduais em Catu, Aporá, Olindina, Entre Rios, Cardeal da Silva, Crisópolis, Itapicuru e Acajutiba.

O líder de classe Roberth Bispo, 16 anos, veio diretamente da cidade de Entre Rios para participar dos debates. Ele cursa o 1º ano no Colégio Estadual Duque de Caxias e diz que é muito importante esse contato com líderes de outras localidades. “Neste encontro, discutimos sobre juventude negra e homofobia, que são temas muito sérios. Gostei muito de participar do diálogo, porque pude dar a minha contribuição ao falar da experiência de líder na escola onde estudo”, afirma.

Para Ana Clara Fontes Santos, 14, líder de classe de uma das turmas do 9° ano da Escola Estadual dos Rodoviários, localizada em Alagoinhas, as discussões serviram para pensar em novas ideias e ações. “Estou sempre à disposição dos meus colegas para ajudá-los no que for preciso e buscando melhorias. Este encontro é essencial porque podemos interagir com outros líderes e adquirir conhecimentos úteis no nosso dia a dia na escola”, destaca.

A diretora do NRE 18, Marli Monteiro de Jesus, acredita que “o resgate da liderança juvenil dentro do espaço escolar trouxe um novo olhar dos estudantes sobre o papel do líder enquanto interlocutor e agente de liderança de  turma com a comunidade escolar”, afirma, ao destacar o papel da gestão neste processo. “É o nosso papel propor espaços que discutam assuntos pertinentes para o empoderamento dos jovens e adolescentes para atuarem como agentes sociais no espaço escolar e nas suas vidas pessoais”, defende.

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