Belmonte: oposição vai à Justiça para obrigar Jânio Natal a assumir prefeitura

O segundo colocado na disputa pela prefeitura de Belmonte, Iêdo Elias (PP), estuda acionar a Justiça para obrigar o deputado estadual Jânio Natal (PTN) a assumir o cargo de prefeito da cidade do extremo-sul baiano, para o qual foi eleito no último pleito municipal.

O parlamentar cogita renunciar o Executivo e entregar o posto ao seu irmão, Janival Andrade, que foi vice na chapa. “Quando ganhei do irmão dele em 2008, entraram com quatro ações contra mim. Então, estou pensando nessa possibilidade de ir à Justiça. Mas ainda não temos uma decisão a respeito. Preciso que o fato [a renúncia à prefeitura] aconteça primeiro. Se a posse não ocorrer, vamos tomar as medidas cabíveis”, afirmou Iêdo.

Para o oposicionista, Jânio, ao colocar o irmão como vice na chapa, já “premeditava” renunciar à prefeitura. Em Belmonte, várias placas e cartazes foram espalhados pela cidade, com dizeres: “Prefeito Jânio não nos traia. Votamos em você. Belmonte merece respeito”.

janio-natal_foto-divulgacao
Foto: Divulgação

 

O deputado estadual disse não temer o que julgou como “ameaça” de Iêdo Elias. “Não me preocupa, porque eu me acho no direito de fazer isso. Ele, como derrotado, quer ganhar no tapetão”, atacou.

Jânio Natal negou que já tenha tomado a decisão de ficar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), como assegurou o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PSL), à reportagem.

“Primeiro, não autorizei ele a falar sobre isso. Não autorizei nem ele, nem meu partido. Ele fez colocações para eu ficar como deputado e eu disse que tinha chances, mas não dei certeza. Tenho grandes chances de ficar”, admitiu. Ele ressaltou também que, caso permaneça como parlamentar, ainda definiu se vai apoiar a candidatura de Nilo ao sexto mandato. “Vou ficar omisso no momento”, frisou.

Suplência – O deputado Jânio ainda fez acusações contra o primeiro suplente da sua coligação em 2014, o jornalista Uziel Bueno (PTN). Segundo ele, o comunicador faz uma “campanha desonesta” e “covarde” para obrigá-lo assumir a prefeitura de Belmonte. (Fonte: Bahia.ba)

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.