Exageros nas festas de fim de ano podem fazer mal à saúde

Fartura de comidas e bebidas, horas e mais horas de divertimento, muita troca de presentes. As comemorações de fim de ano são repletas de prazeres. O problema é que junto com as festas os excessos são muito comuns e podem colocar a saúde em risco. Além disso, nessa época do ano, o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% em relação aos outros períodos do ano, segundo um estudo da International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR). Os principais motivos são: aumento de contas, acúmulo de tarefas, pensamentos sobre o ano que passou e o que vai entrar.

De acordo com o cardiologista Marcelo Luiz Peixoto Sobral, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, o coração é um dos órgãos que mais sofre com o exagero e também com o estresse.

— Fim de ano é tempo de comemoração, mas não se pode deixar a saúde de lado. As complicações podem ser imediatas. O ideal é não abandonar a dieta nem os medicamentos, continuar praticando atividades físicas e tentar se manter calmo. É preciso também tomar cuidado com a qualidade e a quantidade de alimentos consumidos. Comer em maior quantidade aves, lombo suíno magro, frutas, sucos e saladas é o recomendável — aconselha Marcelo acrescentando que manter a calma é sempre o melhor caminho:

— O importante é tentar assumir o controle da situação e procurar não deixar tudo para a última hora, como de costume.

Quando a consciência pesa

De acordo com a nutricionista Roseane Vieira, é muito comum que o exagero na alimentação, por causa das comemorações de fim de ano, cause um peso na consciência. Isso, segundo Roseane, faz com que o pensamento seja de compensar o abuso com dias de uma restrição alimentar.

— Muita gente acha que fazendo isso, pode recuperar os dias em que afundou o pé na jaca. Só que o resultado disso pode ser o oposto do desejado. Ainda pode correr o risco de não suportar a fome e comer ainda mais. O ideal é que nas refeições principais sejam consumidos em maior quantidade alimentos ricos em fibras. Assim, o organismo receberá o alerta de saciedade. Além disso, a fibra ajuda que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente — afirma Roseane.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.