Ouvidoria da PM recebeu quase duas mil ligações em 2016
Receptora das demandas da população, a Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) atendeu aproximadamente duas mil manifestações de janeiro a 20 de dezembro de 2016. Entre os motivos das chamadas estão solicitações, reclamações, pedidos de informação, sugestões, denúncias e elogios.
Cerca de 34% dos contatos são realizados por pessoas que buscam fazer solicitações aos órgãos de segurança como aumento de policiamento ou blitz policiais em determinados locais e horas. Casos de reclamações contra falhas administrativas ou problemas no sistema representam 32%, solicitação de informações são 20%, denúncia 11%, elogios 2% e sugestões 1%.
De acordo com o ouvidor-geral, Edmundo Assemany o grande fluxo de chamadas se dá pela confiança que o cidadão deposita nos mecanismos de controle da polícia. “A pessoa liga para a ouvidoria e sempre deixa contato para retorno, pois sabe que será atendido”, garantiu Assemany.
Segundo ele, todas as demandas são encaminhas para as instituições responsáveis e as denúncias de excesso policial são conduzidas para as corregedorias das polícias Civil, Militar, Técnica e Bombeiros para apuração. “A resposta sempre chega ao cidadão em um prazo máximo de 20 dias”, concluiu.
Para entrar em contato com a repartição e-mail deve ser enviado para ouvidoria@ssp.ba.gov.br ou ligar através do (71) 3450-1212.