UPA de Arembepe foi inaugurada em dezembro sem estar em condições de funcionamento

Em seu primeiro dia à frente da pasta da Saúde, o secretário Elias Natan, acompanhado do subsecretário, Luiz Duplat, da coordenadora das UPAs, Ila Sodré, e assessores, iniciou a fiscalização às unidades de Camaçari, começando pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Arembepe, recém-inaugurada no último dia 26 de dezembro.

Contudo, durante a visita, foram detectadas várias pendências que, inclusive, impedem a habilitação da UPA junto ao Ministério da Saúde para o recebimento de repasses federais. Entre as pendências, a mais grave é a debilidade do fornecimento de energia elétrica, impedindo o funcionamento de todos os aparelhos de ar-condicionado da unidade. O funcionamento do equipamento de Raio-X também está comprometido, entre outros.

Outros serviços que não estão funcionando são o laboratório, a ortopedia e a unidade de nutrição por falta de infraestrutura e pessoal. O consultório odontológico, apesar de possuir dentistas de plantão, está apenas aplicando anestesia naqueles pacientes que chegam sofrendo dor. Outros procedimentos não estão ocorrendo por falta de material e equipamentos.

Para o secretário Elias Natan, a inauguração da Unidade foi precipitada. “A UPA está realizando atendimentos, isso não podemos negar. Contudo, não se inaugura uma UPA onde nem mesmo todas as máquinas e equipamentos podem funcionar em virtude do não fornecimento adequado de energia elétrica, sem laboratório, sem técnico de Raio-X, sem o funcionamento da ortopedia e da odontologia”, enfatizou o secretário.

Ao final da visita o secretário solicitou da coordenação da unidade um relatório completo com todas as pendências da UPA. “De imediato iremos na Coelba solucionar o problema do fornecimento de energia e proceder com a convocação do técnico de Raio-X, pois já temos na lista de espera do concurso público. E com esse relatório vamos trabalhar intensamente para sanar todas as pendências e oferecer um serviço digno à nossa população, pois essa é a determinação do prefeito Elinaldo. E assim habilitar a UPA junto ao Ministério da Saúde”, afirmou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.