Meninos de 12 e 13 anos já podem ser vacinados contra HPV na rede municipal

Meninos de 12 e 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV, o papiloma humano, nas unidades de saúde de Lauro de Freitas – até o ano passado apenas as meninas de 9 a 13 anos eram imunizadas.

Neste ano, além dos meninos, meninas de 14 anos terão acesso ao imunizante. Os adolescentes entre 12 e 13 anos também estão sendo vacinados contra a meningite. Ambas as vacinações foram incluídas no calendário de vacinação. A vacina, que tem 98% de eficácia, é quadrivalente protege os meninos contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18) e dos cânceres de pênis, ânus e garganta, doenças relacionadas ao vírus.

Os meninos deverão tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda. O vírus é transmitido sexualmente e, além dos cânceres, está associado a problemas genitais. As duas doses são fundamentais para que o ciclo de proteção contra a doença seja efetivado, de acordo com especialistas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.