Orkut vê depressão e ansiedade no Facebook
Orkut Buyukkokten, pioneiros das redes sociais e criador do Orkut, acredita as plataformas de conexão entre amigos como Facebook, Instagram e Twitter estão relacionadas a muita depressão e ansiedade. A declaração foi dada em uma entrevista para um podcast do Recode, na qual o programador falou sobre sua experiência com plataformas sociais e a Hello. Ex-Google, Buyukkokten foi o criador da rede social que levou seu nome e hoje é o responsável pela Hello, um aplicativo com a premissa de unir as pessoas de acordo com seus interesses.
Quando as redes sociais crescem, a quantidade de spam fica muito grande — causando o “efeito orkutizador”, uma crítica comum à finada rede social. Para combater isso, são usados algoritmos inteligentes. “Há tanta coisa acontecendo no lado tecnológico que nós perdemos a parte humana”. acredita Buyukkokten. A solução seria uma combinação entre as duas partes (código e trabalho humano), para evitar a detecção de falsos positivos e nortear os feed de maneira equivocada.
Acredita que o problema com as redes sociais é que elas reduzem seus usuários aos seus melhores momentos em vez de encorajá-los a serem autênticos uns com os outros. “Nós precisamos criar confiança ao compartilhar nossos eus verdadeiros para dissolver as barreiras que nos separam”, disse.
Buyukkokten, vai além. Segundo o programador, a coisas mudaram quando assunto é rede social: as plataformas atuais são uma forma de manter conectadas as pessoas que já se conhecem, ao contrário do que ocorria antigamente, quando elas eram usadas para fazer novos contatos. Este seria o diferencial da Hello, que procura unir os usuários desconhecidos com gostos e paixões semelhantes.
“Com a hello, nós estamos criando uma nova experiência. Nós estamos fazendo as mídias sociais serem divertidas novamente”, explica. A crítica é dura: para Orkut, conexões não são sobre quantas curtidas você tem ou quantos amigos você possui online. “As pessoas estão tão acostumadas com isso. Há muita depressão e ansiedade relacionada às redes sociais hoje em dia”, complementa.
No Brasil, 200 mil downloads
A rede social está disponível atualmente em 13 países, com mais de 200 mil downloads só no Brasil desde seu lançamento, que ocorreu em julho de 2016. Orkut afirma que existem três pontos de interesse na plataforma, segundo os usuários. “A primeira é que eles dizem que aqui é um lugar feliz. Em segundo lugar, comentam que se divertem com a Hello, já que temos alguns elementos que se aproximam de um videogame, o que a torna a experiência muito mais divertida e engajante. E, em terceiro, nossos usuários também dizem que na Hello têm conhecido novas pessoas com as mesmas paixões e interesses que eles têm”, aponta. O desafio é crescer sem perder essas características.
Segundo a Hello, os brasileiros são os mais engajados, sendo responsáveis por 40% de todo o conteúdo postado e curtido na rede diariamente. Um balanço mostra que a audiência na rede social mostra que a presença maior está nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Versão web da Hello em 2017
Orkut também projeta um futuro com ainda mais interação virtual e pessoal no qual as redes sociais possam ser usadas para ajudar os usuários a conhecerem novas pessoas em tempo real. Elas seriam capazes, por exemplo, de identificar quando alguém entra em um bar e informá-lo quais dos outros frequentadores possuem interesses semelhantes para facilitar a aproximação. “Eu acredito que a busca por pessoas que nos entendam é um problema mais importante do que a mais avançada questão de astrofísica. Nosso desejo por companhia é o que nos motiva a acordar pela manhã”, argumenta.
Para 2017, é esperado que seja lançada uma versão web, algumas mudanças na interface e a inclusão de novos países como como Índia e Alemanha entre os que tem acesso ao aplicativo da rede social.
Por João Kurtz