A três dias de anunciar reforma, Rui ainda não encontrou pasta para Marcelo Nilo
A três dias de anunciar as mudanças no secretariado, o quebra-cabeça montado pelo governador Rui Costa para contemplar os aliados ainda está incompleto. Uma das peças incertas na montagem é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSL).
A pasta que o eterno presidente da Assembleia Legislativa cobiçava era a da Saúde. Nada feito. Fabio Vilas Boas continua firme e forte no cargo. O problema de Rui é que a uma altura dessa do campeonato, não há muito o que ser ofertada a Marcelo Nilo, que já indicou o comando da Embasa logo no início da gestão de Rui.
“Ele terá que resolver isso daqui para amanhã”, revelou uma fonte com transito na Governadoria. Nesta quarta-feira (18), Rui dividirá as comemorações de seu aniversário com os ‘pormenores’ da mudança do secretariado. Talvez por isso, vá à Igreja do Bonfim logo nas primeiras horas do dia.
Se Nilo ainda é uma incógnita, outros nomes já foram indicados por partidos. O PSD do senador Otto Alencar, ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Sai Carlos Martins e entra Fernando Torres, suplente na Câmara dos Deputados. Além da Sedur, outra pasta de grande monta do PSD é Infraestrutura que continua sob a batuta de Marcos Cavalcanti.
Josias Gomes que foi massacrado por deputados por não saber fazer a articulação política se mantém no cargo, a secretaria de Relações Institucionais (Serin). No lugar de Olivia Santana que sai da pasta de Políticas para Mulheres entra Julieta Palmeira, atual chefe de gabinete da SPM. Olivia assumirá a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte no lugar de Álvaro Gomes, que, por ora, ficará sem cargo.
O PSB da senadora Lídice da Mata ganhará espaço na gestão estadual assumindo o comando da Secretaria de Ciências e Tecnologia. José Vivaldo Souza de Mendonça Filho é o indicado pelo partido para o lugar de Manoel Gomes de Mendonça Neto. Manoel é primo de Félix Mendonça, deputado federal e presidente do PDT na Bahia, contudo, não é da cota do partido e tampouco pessoal de Félix.
Muito especulada a saída de Vitor Bonfim da Secretaria de Agricultura, informações dão conta de que o pedetista permanece no cargo.
O deputado Federal Luiz Caetano indicará o titular da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), além de duas diretoriais em hospitais. Ao deputado Nelson Pelegrino, segundo informações do site Bocão News, caberá indicar cargos de segundo escalão ligados a Secretaria de Cultura, que continuará sob o comando de Jorge Portugal.