Aplicativo acirra disputa entre motoristas em Salvador

Menos de 24 horas depois que chegou em Salvador, o aplicativo Yet GO, já conta com mais de 20.000 downloads em celulares de soteropolitanos foram registrados, segundo a empresa.  Assim como o Uber,  o novo aplicativo não conta com a simpatia da prefeitura, que trata esse serviço como clandestino. Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entretanto, uma lei municipal vetando os aplicativos é inconstitucional. Uma questão que deve ser decidida pelo Tribunal de Justiça da Bahia.  

O veredito da desembargadora Soraya Moradillo Pinto, em férias até 8 de fevereiro, é aguardado com ansiedade pelos cerca de  mil motoristas profissionais já teriam se cadastrado para atuar no aplicativo, os  quase cinco mil motoristas do Uber e 13 mil taxistas que atuam em Salvador.

Desempregado desde julho, o operador de logística Francis Nascimento está trabalhando com o aplicativo desde o seu lançamento e acha que, do ponto de vista dos motoristas, tanto o Yet Go quanto o Uber  têm coisas boas e ruins. “Um pode aprender com o outro.  O Yet Go mostra a foto do passageiro, por exemplo, mas ainda tem que melhorar a questão do controle, porque recebi uma chamada em que o cliente tinha  uma imagem pornográfica”, afirma Nascimento, que não está cadastrado no concorrente Uber.

O fundador da Yet, Alberto Souza Júnior, aposta em preços mais  baixos para conquistar clientes e motoristas. “Não temos a tarifa dinâmica e Go e a nossa tarifa é 20% menor do que a do Uber”, afirma. 

Se entre os dois aplicativos, a briga é para oferecer serviços melhores e atrair um número maior de profissionais do volante, para os taxistas o objetivo é se adaptar aos novos tempos e evitar a contínua perda de clientes.

Uma disputa que chegou a gerar perseguições, atentados e ameaças de morte  a motoristas e passageiros dos aplicativos. E, no plano racional, impulsiona o debate sobre o fato de que um taxista paga pelo uso do alvará. Oficialmente, apenas a prefeitura pode conceder o documento. 

Mas como o poder público emite uma quantidade limitada de documentos, os próprios taxistas trataram de estabelecer um comércio informal à medida em que profissionais desistem da vaga. 

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