Audiência de noticiários bate novelas nas TVs abertas
O brasileiro não consegue se desligar do noticiário. A conclusão parte de levantamento realizado pela GFK em janeiro, em 15 regiões metropolitanas do Brasil.
O jornalismo foi o gênero mais consumido em todas as cidades pesquisadas. Novelas e filmes se intercalaram na segunda e terceira posições no ranking.
O início de 2017 tem sido marcado por notícias a respeito da Operação Lava-Jato, o tenso início de mandato do presidente americano Donald Trump, rebeliões em presídios e os altos e baixos na recuperação da economia brasileira.
O período de férias não abalou a audiência dos principais telejornais. Às 5h da manhã, o ‘Hora Um’ chega a marcar 7 pontos de média, cerca de 1,5 milhão de telespectadores somente na Grande São Paulo.
O ‘Jornal Nacional’ consolidou a recuperação de público ao longo do ano passado e tem registrado edições com 30 pontos nas últimas semanas.
Os jornalísticos da Record também estão em alta. As médias do ‘Fala Brasil’ (6 pontos) e do ‘Jornal da Record’ (10 pontos) neste início de 2017 são bastante positivas.
Apesar da instabilidade no jornalismo do SBT, provocada pelas mudanças repentinas ordenadas por Silvio Santos, o ‘SBT Brasil’ permanece inabalado, com 7 pontos de média.
‘Jornal da Band’ e ‘RedeTVNews’ também seguem curva ascendente na tabela de audiência. Conclui-se que o telejornalismo ganha cada vez relevância na vida do brasileiro.