Alunos da rede municipal participam de ação sobre Levante do Rio Joanes

No dia 28 de fevereiro o Levante do Rio Joanes completará 203 anos. Para celebrar esta data importante para a história de Lauro de Freitas, a Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães levou a turma do 7º ano às margens do Rio Joanes para conhecer a história do Levante.

Antecedendo a Revolta dos Malês, o Levante do Rio Joanes marcou a luta dos negros muçulmanos contra a falta de liberdade política e religiosa. No combate contra os soldados da cavalaria do governo, os negros lutaram bravamente por 14 horas, mas foram derrotados. Parte dos combatentes revoltados se enforcou em árvores, outros se jogaram no rio tentando escapar. Foram 50 escravos mortos, além dos presos e feridos.
Para o professor Cláudio Sampaio é importante que os alunos conheçam a história do município e do levante do Rio Joanes, tanto o significado da parte histórica quanto do massacre em si. Cláudio destacou ainda que a aula de campo permite que os alunos visualizem o conhecimento. “Os alunos vendo onde aconteceu, eu explicando e dando exemplos fica mais fácil assimilar o conteúdo”, concluiu.


O aluno do 7º ano, Caique Costa Barbosa, 12 anos, gostou de sair da sala de aula para aprender no local onde tudo aconteceu. “Eu acho muito importante descobrir a nossa história que aconteceu aqui, ouvir sobre nossos antepassados, os escravos que lutaram por nós. E vir pra cá é legal porque não fica só na sala, é diferente”, afirmou o estudante.
Além da aula às margens do rio, os alunos participaram de um recital de poesia na barraca da Gávea, em Vilas do Atlântico, sobre a temática com o professor Coriolano Oliveira e Tassio Revelat (ALALF). “O projeto também tem como objetivo apresentar e aprofundar questões relacionadas à poesia aos alunos da rede municipal. Mais do que ensinar o que é verso, estrofe e parágrafo, a ação acabou despertando a sensibilidade e um olhar diferenciado sobre Massacre do Rio Joanes aos estudantes”, afirma Cláudio.

Esta iniciativa da escola Ana Lúcia Magalhães acontece anualmente. A instituição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.