Dia D da campanha contra a gripe acontece neste sábado. Saiba onde tomar a sua vacina em Lauro de Freitas
Neste sábado (13), as unidades de saúde de Lauro de Freitas, as escolas municipais e os pontos volantes estarão aplicando, das 8h às 17h, vacinas contra gripe na população que faz parte dos grupos prioritários. Os grandes mercados da cidade como HiperBompreço, GBarbosa, Atakadão, Atakarejo e Assaí tambem ofertarão as vacinas.
No Brasil serão vacinadas mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização. A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões desses profissionais em todo o País poderão se vacinar contra a gripe.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. “É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observa.
O objetivo do ministério é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.
Grupo prioritário
O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
Sobre a gripe – A influenza é uma infecção viral aguda, de elevada transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A transmissão se dá através de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos levadas à boca, olhos ou nariz após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a influenza atinge de 5 a 10% dos adultos e de 20 a 30% das crianças em todo o mundo, com 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes por ano.
Como se proteger – Medidas simples podem ajudar na prevenção contra a gripe. A principal delas é lavar as mãos sempre que possível com água e sabão ou utilizando álcool. Outras medidas que podem ajudar são: manter os ambientes sempre arejados, não espirrar nas mãos, jogar no lixo lenços descartáveis usados na boca e no nariz ao tossir ou espirrar e evitar viajar para lugares onde haja muita ocorrência da doença.
Confira abaixo a relação dos locais de vacinação. Compareça com seu documento e o cartão de vacina:
PORTÃO
●Usf Irmã Dulce
●Usf Noel Alves
●Usf Vila Nova
●Hiper Bom Preço
●Atacadão
●Atakarejo
●G Barbosa
●Volante Portão
ITINGA
●Usf Israel Moreira
●Caic
●Usf São Judas Tadeu
●Usf Jd. Independência
●Escola Srª Valentina
●Volante Itinga
●Usf Cidade Nova
●Usf Pq São Paulo
●Escola Mario Covas
●Usf Espaço Cidadão
●Escola Talismã
VIDA NOVA CAJI
●Escola Hermano Gouveia
●Escola Jardim Ipitanga
●Usf Vida Nova
●Volante Caji
AREIA BRANCA
●Usf Areia Branca
●Usf Capelão
●Jambeiro
●Escola Amaury Montalvão
●Sede Nacional
●Conjunto habitacional Lauro de Freitas
●Rua dos Bandeirantes
CENTRO
●Escola Ana Lucia Gusmão
●Volante l
●Assaí
●Usf Chafariz
●Escola Lagoa dos Patos
●Escola Municipal Vila Praiana
●Escola Aquarela