Instituições apostam no potencial do Universidade de Verão para fortalecer a educação em Lauro de Freitas

 Instituições apostam no potencial do Universidade de Verão para fortalecer a educação em Lauro de Freitas

Um calendário de ações prioritárias e a realização de um Fórum de Discussão Social com lideranças comunitárias foi proposto para dar sequência a construção, em conjunto, do Universidade de Verão da Bahia (UVB), na manhã desta terça-feira (16), durante o segundo e último dia das rodas de diálogos e oficinas com foco na implantação do projeto. A ação, realizado no Centro Panamericano de Judô em Lauro de Freitas, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos Mpumalanga e Esporte e Educação.
Durante dois dias representantes de 12 universidades públicas estaduais e federais da Bahia e dos Institutos Mpumalanga e Esporte e Educação gerido pela medalhista olímpica Ana Moser, discutiram as possibilidades de contribuição acadêmica na ação. As propostas do governo e da sociedade civil também foram apresentadas. “Esse projeto vai deixar sua marca na história. Vamos dar o exemplo mostrando que é possível construir coletivamente um momento de tamanha riqueza cultural para todos”, declarou a prefeita Moema Gramacho.
O secretario da SEMED Paulo Gabriel Nacif explicou que o projeto é pioneiro no município e visa transformar espaços públicos da cidade em Campus onde serão desenvolvidas atividades de educação superior e básica com o objetivo de fortalecer a vertente em Lauro de Freitas. “Entre os dias 14 e 26 de janeiro de 2018 quando acontecerá o UVB, nossa cidade se transformará num grande centro acadêmico com espaço para os mais diversos debates. Nós estabelecemos parcerias com as universidades públicas da Bahia e instituições que se comprometeram em contribuir com o projeto”, disse.


Cada IES mobilizará a pró-reitoria de extensão para apresentar a proposta do Universidade de Verão e defender as temáticas destinadas a cada professor interessado. “Essa experiência será rica para cada instituição. A extensão também será responsável pela mobilização. Todos estamos comprometidos com a proposta”, garantiu a professora Lucia Marisy, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida, o potencial do Universidade de Verão da Bahia é firmado a partir do planejamento. “É esse momento de construção que fará com que o Universidade de Verão da Bahia ganhe a reputação que almejamos”, declarou.


A prefeita Moema Gramacho se comprometeu em garantir a transversalidade entre as secretarias municipais para potencializar a execução do UVB. “Contamos também com o apoio e o suporte da Câmara de Vereadores. A demonstração da nossa interação está justamente na presença de vereadores e secretários da gestão neste evento. Já estamos construindo coletivamente com cada um colocando suas ideias”, ressaltou.
As Universidades de Verão são atrações em países, sobretudo na Europa e Ásia. Estão ligadas ao conceito da educação ao longo da vida, que defende o contínuo da aprendizagem em todas as fases da vida e nas mais variadas abordagens. O projeto de UVB propõe a realização de cursos, conferências, palestras, roda de conversas, mesas redondas em todos os campos do conhecimento, ao lado de concertos, representações teatrais, cinema, recitais, atividades desportivas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.