“Não se faz política de acesso sem assistente social”, destaca prefeita de Lauro em homenagem às profissionais
Embaladas ao som da música Semente do Amanhã, de Gonzaguinha, as assistentes sociais foram homenageadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), nesta quarta-feira (17) com um farto café da manhã. A data, que é comemorada oficialmente em 15 de maio, reverencia os profissionais que estão diretamente envolvidos nos processos de inclusão, de garantia de direitos e transformação social.
A prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância do profissional social diante do cenário de banalização da sociedade. “O assistente social é fundamental no desenvolvimento do município e do país. São os profissionais que estão na ponta, responsáveis muitas vezes por transformar a realidade de famílias. Não se faz política de acesso sem assistente social. Quero parabenizar as profissionais de Lauro de Freitas e dizer que estamos juntas nesta caminhada”.
Para a secretária da SEMDESC Huldaci Santana “é importante homenagear as Assistentes Sociais reconhecendo o relevante trabalho que desempenham no município, na busca continua da emancipação e promoção social, na garantia de direitos e fortalecimento de vínculos sóciofamiliares e comunitários. Enquanto secretária, tenho a responsabilidade e estou engajada na luta pela consolidação do SUAS e pelo aprimoramento da Política de Assistência Social em Lauro de Freitas”.
Aldaira Nascimento, assistente social da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), se sentiu gratificada com a homenagem. “Tive a demonstração da existência de um processo democrático com o reconhecimento profissional, com a nossa valorização, pois a maioria das políticas públicas e consequentemente as mudanças sociais acontecem através de nós”.
O serviço social no Brasil surgiu em 1930, mas a profissão foi legalmente reconhecida em agosto de 1957 com a lei nº 3.252. O 15 de maio foi escolhido para comemorar o Dia do Assistente Social, por ser a data em que a profissão foi regulamentada e os conselhos Federal e Regionais de Serviço Social foram criados. Uma das principais atribuições do assistente social é orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais e atuar na defesa de seus direitos.
Além das assistentes sociais que atuam no município, servidores da SEMDESC e secretários de governo estiveram presentes no evento dedicado às profissionais.