Artigo: E a consciência ecológica, onde fica?
Por Eduardo Andrade
Imagens como essas são frequentes em nosso cotidiano. As pessoas têm se acostumado com essas imagens. Estamos perdendo a capacidade de nos espantarmos e nos indignarmos. Isso é perigoso para o progresso social do Ser Humano.
A Ciência denominou nossa espécie de Homo Sapiens Sapiens. Entretanto será que temos nos comportado como Seres Humanos Inteligentes e Racionais?
Como temos nos relacionados com a flora e fauna no entorno do lugar onde moramos? Podemos sobreviver sem necessitar do Meio Ambiente. Preservar e conservar os biomas é responsabilidade do poder público apenas ou de toda acotidiano?
Essas e outras perguntas são importantes para nossa Reflexão.
Pois bem, penso que nossa dificuldade em conviver de forma Sustentável não é por falta de informação ou condições técnicas e materiais para gerimos o que descartamos, é uma questão de CONSCIÊNCIA.
Ainda não ficou claro para algumas pessoas que prejudicando o meio ambiente estamos atentando contra nossa própria vida. Somos totalmente dependentes do meio ambiente, para sobrevivermos e termos uma boa saúde. Muita gente esquece que o alimento, o remédio etc, vem da natureza, mesmo manipulada pelo ser humano.
A partir da Revolução Industrial perdemos nosso elo com a natureza e estamos pagando caro, muito caro. Precisamos resgatar essa ligação materna com a natureza. Unir a nossa natureza interna com a natureza externa. Para tanto, precisamos desenvolver a consciência ecológica do ser humano, eis que este é o maior responsável por tudo que estamos passando no planeta.
Convido o leitor a repensar seus hábitos, renovar sua relação com a natureza, reunir pessoas para uma grande transformação coletiva.
Viva o Dia Mundial do Meio Ambiente