Rui Costa tira Fernando Torres da Sedur. Em seu lugar entra Jusmari, ex-prefeita de Barreiras
De forma surpreendente, o governador Rui Costa (PT) decidiu tirar o deputado federal Fernando Torres (PSD) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e colocar, em seu lugar, a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), que estava cotada para a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti). O ato foi publicado no Diário do Estado desta quinta-feira (21).
Empossado na Sedur em janeiro deste ano, Fernando Torres sofria críticas de outros colegas de secretariado que apontavam excesso de ausências do deputado. Na avaliação do Palácio de Ondina, o parlamentar não teria correspondido como gestor.
Nos bastidores, comentava-se, em abril deste ano, que o gabinete do ex-secretário estava lotado de lideranças políticas de Feira de Santana – cidade onde ensaiou ser candidato a prefeito por três vezes, mas acabou por ceder o apoio –, algumas das quais sequer foram nomeadas ou não comparecem ao batente.
Fernando Torres chegou a ser convidado pelo presidente estadual do partido, o senador Otto Alencar, a redigir uma carta de desligamento da agremiação mediante a garantia de permanência no governo. Não o fez. Na época, o próprio Rui Costa admitiu trocar o comando da Sedur.
Com a volta de Fernando Torres para a Câmara dos Deputados, o suplente Robinson Almeida (PT) terá que retornar para a Bahia.
Filiação – A expectativa, antes dessa mudança do governador, era que Jusmari Oliveira deixasse o PSD e se filiasse ao PSB, partido da senadora da Lídice da Mata.
O objetivo era evitar colocar a terceira secretaria sob a batuta do PSD, que comandava Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano – o que certamente causaria ciúme entre os maiores partidos da base de Rui.