Temer se reúne para articular votos para a reforma da Previdência
Para garantir os votos da base necessários para aprovação da reforma da Previdência, o presidente Michel Temer deve se reunir com ministros e aliados no próximo domingo (19). Ele deve analisar planilhas com as composições das bancadas na Câmara para continuar articulação.
Inicialmente o foco é o PSDB. Temer deve decider sobre trocas no alto escalão da equipe do Governo. Para a aprovação do regime de aposentadoria até dezembro, o Palácio do Planalto inclusive negocia troca de cargos nos ministérios para quem votar a favor.
Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, e o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos vice-líderes da Câmara, levarão as planilhas com as informações ao presidente. Serão levantados os posicionamentos de cada parlamentar em relação as votações importantes, como na denúncia da Procuradoria Geral da República contra Temer.
São necessários 308 votos para aprovação do projeto. Hoje, o Planalto avalia que tem pouco mais de 200 votos garantidos. Atualmente a negociação principal é sobre a idade minima para a aposentadoria: 62 anos paras as mulheres, e 65 para os homens, e unificação das regras do funcionalismo público com as da iniciativa privada.
“Vamos trabalhar para ter pelo menos 320 votos na Câmara. Se o partido A quer ampliar o seu espaço no governo, precisamos saber quantos votos vai dar para a reforma da Previdência. Mesma coisa com o partido B e assim por diante. Cada líder de bancada terá de ajudar nessa caça aos votos”, explica o deputado Mansur.