Entrega da chave da cidade abre a Folia de Respeito em Lauro de Freitas que vai até segunda (12). Quarta tem arrastão do Bankoma

 Entrega da chave da cidade abre a Folia de Respeito em Lauro de Freitas que vai até segunda (12). Quarta tem arrastão do Bankoma

Abram alas que a Folia de Respeito começou em Lauro de Freitas. Com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval, a prefeita Moema Gramacho abriu oficialmente a folia momesca no município. A cerimônia de abertura aconteceu no final de linha do Centro, nesta sexta-feira (9). Com abadás repletos de cor e chuva de confetes, os foliões que aguardavam para brincar nos blocos comemoraram a abertura da festa.

A prefeita Moema Gramacho chamou atenção para a escolha do tema da festa no município e ressaltou a importância de manter a tradição. “Nesta sexta-feira damos início ao nosso carnaval que na Bahia tem a capital como referencia da maior festa do mundo, mas que tem municípios que resgatam sua tradição e aqui em Lauro de Freitas não poderia ser diferente. Este ano escolhemos um tema muito interessante, Folia de Respeito, pois temos que brincar mas manter o respeito aos jovens, mulheres, idosos, LGBTs”.

Ao passar a chave para o Rei Momo a prefeita desejou a todos um carnaval alegre e de paz. “Nesse momento passo a chave para o Rei Momo lembrando que aqui o rei não reina sozinho, as mulheres também comandam. Que a gente possa brincar sem violência”. O rei Momo Duzinho Nery recebeu a chave com um enorme sorriso falou do orgulho de novamente fazer parte da folia de Lauro de Freitas. “Estou mais uma vez aqui como rei Momo e levarei essa chave com dignidade e respeito como Lauro de Freitas merece. Com certeza faremos um grande carnaval, um carnaval de alegria.”

Para a rainha Isis de Oliveira “a expectativa é que esse carnaval traga muito energia positiva a todos os foliões e seja celebrado com muito amor e respeito”. Lauro de Freitas tradicionalmente faz uma festa com espaço para todos os gostos e idades. Além do palco alternativo que dá espaço para todos os segmentos musicais, as crianças e idosos também têm seu espaço garantido na folia, com o Baile da Terceira Idade e PCD realizado neste sábado, e o Baile Infantil que acontece no domingo.

O Secretário de Cultura e Turismo Manoel Carlos falou do esforço para fazer um carnaval que contemplasse todos os gostos. “Além dos blocos, temos um trio parado na Praça Martiniano Maia e um palco alternativo na Praça da Matriz. É um carnaval plural onde temos possibilidade de música pra todo mundo. A expectativa é muito grande de que seja uma belíssima festa”.

Decretada a abertura da Folia de Respeito, os blocos tomaram conta do circuito. A Charanga Vem Com a Gente puxou o bloco Coroas de santo Amaro e Edy Vox comandou o Som na Mala Resistência. O Jeepé chegou com Terra Samba para testar o molejo dos foliões. Por fim, veio o Jacaré Solteiro com Junior Santé.

Neste sábado a folia começa às 15h com o Baile da Terceira Idade, no Clube Ipitanga. Às 16h os blocos saem do final de linha e arrastam a multidão pelas ruas do Centro. No palco alternativo as apresentações começam às 18h, e o trio da Praça Martiniano Maia. A festa momesca em Lauro de Freitas vai até a segunda-feira (12). Na quarta (14) tem o famoso e tradicional arrastão do Bankoma em Portão.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.