UPA da Itinga recebe ambulância para reforçar atendimento à população
Mais uma ambulância vai reforçar a frota de veículos que atendem a Unidade de Pronto Atendimento-UPA da Itinga, a partir desta segunda-feira (19). A prefeita Moema Gramacho oficializou a entrega do veículo cedido pelo governo do Estado e viabilizada por meio de uma emenda parlamentar da deputada estadual Mirela Macedo.
“Essa ambulância vai servir ao nosso povo. A UPA vai melhorar seu desempenho com este equipamento”, destacou a prefeita Moema Gramacho. Segundo ela, a situação da saúde no país é crítica, mas no município as perspectivas são de melhorar muito com o Hospital Metropolitano que o governo do Estado está construindo em Areia Branca, e a Policlínica que também vai atender a população de Lauro de Freitas.
A gestora ressaltou a parceria com a deputada Mirela Macedo na Assembleia Legislativa da Bahia em busca de benefícios para Lauro de Freitas. “A deputada tem atuado para garantir a defesa do nosso município e Lauro de Freitas tem contado muito com esse apoio, a exemplo da questão dos limites territoriais.”
A deputada Mirela retribuiu. “É uma felicidade poder contribuir com o município e sou grata pela confiança em nosso trabalho. Meu mandato tem lutado na Alba em diversas questões para Lauro de Freitas e na saúde não poderia ser diferente. E tenham certeza que muitas coisas boas ainda virão”.
Para o secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura, a saúde no município está sendo contemplada por todos os poderes. “Lauro de Freitas só tem ganhado com as ações que o Governo do Estado traz para o município, sem falar no compromisso de uma prefeita abnegada que dá prioridade a essa área”.
Com uma média de 360 atendimentos por dia, que saltaram nas últimas semanas para 430 com o surto de conjuntivite – 30% de moradores de Salvador – a UPA da Itinga é uma das unidades com maior volume de atendimento entre as UPAs do mesmo porte na Bahia. “A ambulância vai dar um reforço importante. Era de extrema urgência”, comemora o diretor Antônio Abreu. E explica: a unidade faz uma média de três regulações por dia com transferência de pacientes para hospitais. “A chegada de mais uma ambulância vai facilitar esses encaminhamentos”.
Lúcia Góes, moradora há mais de 40 anos da Itinga, afirmou que a qualidade dos serviços da UPA melhora a cada dia. “Nunca saio da UPA sem atendimento. O que não dá pra fazer em um dia faço no outro, e essa ambulância vem pra ficar ainda melhor”.