Via Metropolitana: espécies preservadas durante a construção da nova rodovia foram plantadas nesta quarta-feira (21)
O plantio é uma atividade conjunta entre a APA Joanes/Ipitanga, Concessionária Bahia Norte, IFBA e Instituto Fábrica de Florestas
Candeia, Murta vermelha, Clusia, Espicha Couro, Bilreiro, Sophora e Guabiraba. Essas são algumas das espécies que foram plantadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Simões Filho, na manhã desta quarta-feira, 21 de março.
Alunos e funcionários do IFBA, estudantes da rede municipal de Simões Filho, representantes da APA Joanes/Ipitanga, da Concessionária Bahia Norte – empresa responsável pelas obras da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas (VMCLF), e do Instituto Fábrica de Florestas iniciaram esta etapa do plantio de 2.500 espécies. “O replantio é o marco zero de um trabalho que vem sendo realizado há seis meses e deve durar por mais 45 dias”, disse Rui Mota, Diretor Geral do IFBA e membro do Conselho da APA.
A preservação e o replantio de espécies nativas de mata atlântica fazem parte das condicionantes ambientais que envolvem a construção da VMCLF. A Bahia Norte ainda realizará a manutenção das espécies plantadas, pelo período de um ano. Vale ressaltar que o plantio também foi realizado em três propriedades privadas ao longo da rodovia e outras três áreas dentro da Área de Proteção Ambiental Joanes Ipitanga.
“Essa ação marca uma nova etapa na construção da Via Metropolitana. Conseguimos cultivar mais de 18 mil sementes de espécies nativas e agora podemos compartilhar um pouco da Via Metropolitana com diversas áreas da Região Metropolitana. Os motoristas vão ganhar mobilidade e a população mais áreas verdes. O meio ambiente agradece, com certeza”, comenta Gislene Costa, engenheira ambiental da Concessionária Bahia Norte.