Câmara aprecia 24 matérias parlamentares e debate vários assuntos

 Câmara aprecia 24 matérias parlamentares e debate vários assuntos

Macrodrenagem, anemia falciforme, autismo e democracia pautaram a sessão

A macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, o Dia Mundial da conscientização do autismo e o atendimento aos portadores de anemia falciforme foram os principais temas abordados pelos parlamentares na sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (4), que teve a apreciação de 24 matérias, todas de origem parlamentar.

Os vereadores Roque Fagundes e Tito Coelho, destacaram a importância da assinatura, pelo governador Rui Costa e a prefeita Moema Gramacho, da ordem de serviço para as obras de macrodrenagem. “Há sete anos a cidade parou com uma enchente”, lembrou Tito, enquanto Roque ressaltou que a poluição do Ipitanga vem desde Salvador, contaminando o Joanes.

Autor de uma Moção de Congratulação pelo Dia Mundial da conscientização do autismo, 2 de abril, o vereador Fausto Franco sugeriu que o Poder Executivo implante uma equipe multidisciplinar para visitas às escolas. A vereadora Luciana Tavares assinalou que os poderes públicos têm obrigação de dar atendimento às crianças e familiares. A vereadora Mirian Martinez requereu à prefeita que providencie a instalação e inclusão do “laço colorido”, símbolo do autismo, nas placas em alguns estabelecimentos indicando pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em aparte a Tito Coelho, o vereador Doutor Emanuel alertou que a anemia falciforme é uma doença com aspectos discriminatórios, porque os portadores têm receio de sofrer com o isolamento. Tito apresentou Requerimento à prefeita para a concessão do passe livre no sistema de transporte coletivo urbano e alternativo do município aos portadores enfermidade. Também há uma proposição de Mirian Martinez para a retomada do programa municipal de assistência aos doentes.

Democracia agredida

A presidenta da Câmara, Naide Brito, afirmou que o Judiciário tem quebrado e ferido a Constituição com o intuito de perseguir o presidente que mais fez para reduzir as desigualdades sociais, Lula. “Este é o momento de trabalharmos pela democracia, nós sabemos o que foi o regime militar”, observou Naide, que teve a fala reforçada por Luciana Tavares, para quem não se trata de uma bandeira da esquerda, mas de todos que defendem a liberdade.

Para Roque Fagundes, o golpe entra em uma nova etapa, que é impedir a candidatura de Lula com uma condenação sem provas, baseada apenas em delação. “O golpe está em um novo momento, semelhante ao período pré-1964”, concordou Naide Brito, acrescentando que a democracia vem sendo agredida a cada dia.

Curtas da sessão

O vereador Isaac de Belchior apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do jovem André Filipe Pinto de Araújo, 26 anos de idade, no dia 1º deste mês, vítima de acidente automobilístico.

Roque Fagundes, Fausto Franco e Luciana Tavares se associaram à inciativa.

No final da sessão, Naide Brito pediu um minuto de silencia em memória de André.

O vereador Coca Branco Indicou a criação de curso preparatório gratuito para pré-vestibulares, escola militar e cursos técnicos federais, destinado aos estudantes da rede pública matriculados no município.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.