Lauro de Freitas terá 20 postos de vacinação no Dia D contra a H1N1
![Lauro de Freitas terá 20 postos de vacinação no Dia D contra a H1N1](https://lfnews.com.br/wp-content/uploads/2018/05/f84a863f-218f-40c2-96fb-f68c1e2ea012.jpg)
A imunização contra as três variações do vírus gripe – H1N1, H3N2 e Influenza -, será intensificada neste sábado (12) com o Dia D da Campanha de Vacinação, em todos os postos de saúde e em mais 20 pontos, entre volantes e provisórios, que serão montados em todos os bairros de Lauro de Freitas, em áreas estratégicas onde há grande circulação de pessoas. A meta da Prefeitura este ano é vacinar mais de 90% do público alvo. A campanha seguirá nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 1º de junho.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), a vacinação é voltada para maiores de 60 anos, crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde (serviços públicos e particulares), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, doentes crônicos e outras condições especiais (como hipertensos e diabéticos). Os professores devem levar o contracheque ou crachá para comprovar a condição. Já as pessoas com doenças crônicas devem comparecer às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com a receita do medicamento que tomam com no máximo seis meses da prescrição.
A diretora da Vigilância à Saúde, Regina Coeli, alerta para a importância de se prevenir contra a doença e sua variação mais agressiva, o H1N1. “O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação”, disse. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças), além de crachá ou documento de identificação profissional (professores e trabalhadores da saúde e do sistema prisional) e declaração ou receita médica com até seis meses de prescrita para comprovar a doença crônica ou condição especial. Se tiver, também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS.
A Secretaria vai aproveitar a campanha para também viabilizar a pesagem do Bolsa Família.
*Postos do Dia D (12 de maio – sábado), das 9h às 16h*
Supermercado G Barbosa
Supermercado Wal Mart
Supermercado Hiper ideal
Supermercado Atacadão Atakarejo
Supermercado Atacadão
Supermercado Maxx
Supermercado Assai
Largo do Caranguejo
Praça da Matriz
Praça em frente ao Parque Ecológico de Vilas
Shopping Estrada do Côco
Escola Aquarela (Vila Praiana)
Escola Amauri Montalvão (Jambeiro)
Prédios do Capelão
Praça de Areia Branca
Escola Ana Lúcia Magalhães
Postos Volantes no Centro, Caji e Parque São Paulo.