TSE sorteia ordem e divulga tempo dos 13 presidenciáveis na propaganda eleitoral

 TSE sorteia ordem e divulga tempo dos 13 presidenciáveis na propaganda eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sorteou nesta quinta-feira (23) a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos a presidente da República, além do tempo que cada um terá para apresentar suas propostas. O período será iniciado dia 1º de setembro e segue até 4 de outubro – três dias antes do primeiro turno de votação.

Audiência pública para definir os detalhes conduzida pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, na sede do órgão, com participação de representantes de partidos e órgãos envolvidos no processo eleitoral.

De acordo com resolução que regulamenta a propaganda eleitoral, aquele que abre o bloco no primeiro dia será o último no segundo, assim por diante.

O tempo na televisão e no rádio é feita em acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõe a coligação de cada candidato.

Candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, por exemplo, foi um dos maiores beneficiados e ficou com 5 minutos e 32 segundos em cada bloco diário, cerca de metade do horário eleitoral. Isso porque integra união de nove partidos, a Coligação Para Unir o Brasil. A Coligação Povo Feliz de Novo, do ex-presidente Lula (PT), tem o segundo maior tempo, com 2 minutos e 23 segundos.

Pelos mesmos motivos, oito das 13 candidaturas têm menos de 30 segundos no horário eleitoral, como é o caso de Guilherme Boulos, candidato da coligação PSOL e PCB. Ele tem apenas sete segundos em cada bloco diário. A candidata Vera Lúcia, candidata do PSTU, tem apenas cinco segundos.

Sequência – Conforme o TSE, a ordem do horário eleitoral de 1º de setembro será essa: Marina Silva(Rede); Cabo Daciolo (Patriota); José Maria Eymael (DC); Henrique Meirelles (MDB); Ciro Gomes (PDT); Guilherme Boulos (PSOL); Geraldo Alckmin (PSDB); Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado (PSTU); Luiz Inácio Lula da Silva (PT); João Amoêdo (Novo); Alvaro Dias (Podemos); Jair Bolsonaro (PSL); João Goulart Filho (PPL).

No rádio, serão veiculados dois blocos de 12 minutos e meio às 7h e ao meio-dia, sempre aos sábados, às terças e às quintas-feiras. Na TV, os horários serão às 13h e às 20h30, nos mesmos dias da semana e com a mesma duração.

Confira a relação completa:

Alvaro Dias (Podemos) – 2 blocos diários de 40 segundos cada + 52 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

Cabo Daciolo (Patriota) – 2 blocos diários de 8 segundos cada + 11 inserções;

Ciro Gomes (PDT) – 2 blocos diários de 38 segundos cada + 50 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

Geraldo Alckmin (PSDB) – 2 blocos diários de 5 minutos e 32 segundos cada + 434 inserções;

Guilherme Boulos (PSOL) – 2 blocos diários de 13 segundos cada + 17 inserções ao longo do primeiro turno;

Henrique Meirelles (MDB) – 2 blocos diários de 1 minuto e 55 segundos cada + 151 inserções ao longo do primeiro turno;

Jair Bolsonaro (PSL) – 2 blocos diários de 8 segundos cada + 11 inserções ao longo do primeiro turno;

João Amoêdo (Novo) – 2 blocos diários de 5 segundos cada + 7 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

João Goulart Filho (PPL) – 2 blocos diários de 5 segundos cada + 7 inserções;

Eymael (Democracia Cristã) – 2 blocos diários de 8 segundos cada + 11 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

Lula (PT) – 2 blocos diários de 2 minutos e 23 segundos cada + 188 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

Marina Silva (Rede) – 2 blocos diários de 21 segundos cada + 28 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

Vera (PSTU) – 2 blocos diários de 5 segundos cada + 7 inserções ao longo do primeiro turno.

As propagandas dos presidenciáveis serão veiculadas às terças, quintas e sábados. No mesmo dia, são veiculadas as peças dos deputados federais.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.