Prefeitura entrega ambulância semi UTI para atender moradores do Caji Vida Nova
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entregou na tarde esta quarta-feira (14) uma ambulância semi UTI para o Posto de Saúde da Família (PSF) em Vida Nova. O equipamento realizará atendimentos emergenciais de deslocamento aos moradores região de Caji – Vida Nova. A unidade, que é aparelhada com maquinas de oxigênio e desfibrilador, é a décima quinta ambulância que compõe a rede municipal.
A ambulância é fruto de emenda parlamentar de Moema, durante seu mandato no Câmara Federal exercido entre os anos de 2015 e 2016. “São muitas ações que estão sendo realizadas em nosso município com a possibilidade concreta de melhorar a saúde, a exemplo do Hospital Metropolitano em fase de conclusão em Areia Branca, a implantação do Pronto Atendimento no Centro, reestruturação do Nelson Barros e a participação de Lauro de Freitas no Consórcio que irá gerir a Policlínica que atenderá aos municípios da região metropolitana”, disse Moema.
A cidade deve receber no início de 2019 mais cinco milhões de reais, também de emendas de Moema, para a saúde. De acordo com a gestora, esse recurso garantirá a finalização do P.A. do Centro, a construção de um posto de saúde no Jardim Tarumã, na Itinga, e outro no Capiarara, além de uma UPA no Jambeiro. “Entregamos essa ambulância à Vida Nova por ser um compromisso meu firmado com a população deste bairro que escolheu esse equipamento como prioritário para a região”, completou Moema, informando ainda que dois equipamentos de ultrassom estão garantidos para o município.
Ao lado do secretário municipal de Saúde, Erasmo Moura, Moema lamentou a retirada de mais de 11 mil médicos cubanos do programa federal Mais Médicos criado pela ex-presidente Dilma Rousseff. O governo de Cuba informou nesta quarta-feira a saída em resposta às declarações “ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito, que anunciou mudanças “inaceitáveis” ao projeto governamental. “Esses médicos atendiam as populações mais carentes do Brasil, eles atuavam onde os médicos brasileiros não vão. Com isso quem sofre é a população que mais precisa”, frisou Moema.
Caminhão Azul
Do lado de fora do PSF, um caminhão de coleta de lixo pintado de azul chamava a atenção da população que passava próximo ao local. O secretário de Serviços Públicos, Renato Brás, explicou que a iniciativa integra parte das ações da campanha Novembro Azul e visa alertar a população masculina para os cuidados e prevenção do câncer de próstata. “Cada vez que esse carro passar para coletar os resíduos o homem ou sua família se lembrará de que é preciso realizar os exames e prevenir a doença”, disse Brás.
O veículo percorre os bairros de Lauro de Freitas com agentes que realizam a coleta diária do lixo.
Jornalista Giovanna Reyner
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
14/11/2018
71 3288 8371