Dia do Escritor é festejado pelo Funceb com lançamento de edital e abertura de inscrições para oficina

 Dia do Escritor é festejado pelo Funceb com lançamento de edital e abertura de inscrições para oficina

O lançamento do Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2016 e a abertura de inscrições para a oficina ‘Edições cartoneras: produção alternativa de livro’, com o Coletivo Tear, marcam as comemorações do Dia Nacional do Escritor, nesta segunda-feira (25 de julho). A inciativa é da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio da Coordenação de Literatura da Diretoria de Artes (Dirart). O coletivo de Pernambuco tem como uma das propostas um selo cartoneiro em Salvador.

De acordo com a Funceb, o lançamento do edital acontece na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia, às 17h, com a presença da diretora da Fundação Cultural, Fernanda Tourinho, do gerente do Instituto Sacatar, Augusto Albuquerque, e de escritores selecionados pelo edital, Marielson Carvalho (edição 2014) e Tom Correia (edição 2015). Outra presença no evento é Luciany Aparecida, que participou do processo seletivo do ano passado e foi convidada pelo Sacatar para fazer residência no local.

Residência

Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria entre a Funceb e o Sacatar oferece uma vaga especial a artistas da palavra. “O Sacatar é uma residência aberta a todas as nacionalidades. Os baianos não precisam sair do País para ter uma experiência internacional [rica], que pode inclusive gerar futuras inserções de projetos de levem ao exterior”, ressalta o administrador Augusto Albuquerque. Segundo ele, além da oportunidade de criação e produção, vários contatos são feitos e nascem muitas amizades entre os artistas residentes.

Para Tom Correia, que em sua temporada na Ilha de Itaparica, no Sacatar, desenvolveu o projeto ‘Crônicas de um mar sem fúria’, “uma residência artística proporciona impacto e salto qualitativo enormes no processo criativo, que pode se enveredar por outras formas de expressão”. No caso dele, além de inspirar a escrita de crônicas, o instituto despertou a fotografia. “Ninguém sai o mesmo após um período de retiro criativo”.

“É essencial dar importância ao tempo da criação do artista tanto quanto à formação, produção e difusão”, afirma a coordenadora de Literatura da Funceb, considera Karina Rabinovitz. Ela destaca também enfatiza a importância da parceria entre a Funceb e o Sacatar, “É uma continuidade muito importante, que pode trazer benefícios grandes, a médio e longo prazo, para a literatura da Bahia”.

Oficina

As inscrições para a oficina ‘Edições cartoneras: produção alternativa de livro’, com aulas ministradas pelo Coletivo Tear, são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 25 de julho e 3 de agosto. As aulas acontecem no período de 15 a 19 de agosto, das 14h às 18h, na Sala Multimeios da Diretoria de Audiovisual (Dimas), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris). Para mais informações estão disponíveis o telefone (71) 3324-8507 e o e-mail literatura.funceb@funceb.ba.gov.br.

A oficina é voltada para artistas, editores, estudantes, produtores e coletivos culturais, mediadores da leitura e demais interessados. Os facilitadores são Katarina Barbosa, Stephany Metódio, Alexandre Revoredo. Eles são do Coletivo Tear, de Garanhuns (PE).

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.