Ronda Maria da Penha de Lauro de Freitas realiza mais de 300 atendimentos em um ano

 Ronda Maria da Penha de Lauro de Freitas realiza mais de 300 atendimentos em um ano

Criada em junho de 2018, a Ronda Maria da Penha de Lauro de Freitas já realizou mais de 300 atendimentos a mulheres com medida protetiva decretada pela Justiça. Lauro de Freitas foi o primeiro município da Região Metropolitana a criar o programa e a primeira cidade a implantar uma Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do país.

Para comemorar um ano de bons resultados da Ronda, a equipe comandada pela tenente da Polícia Militar, Luana Queiroz, realizou na tarde desta quarta-feira (3), uma comemoração simbólica, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), em Vilas do Atlântico, para apresentar o balanço das ações.

Segunda a tenente Queiroz, além dos atendimentos, são realizados contatos telefônicos com as mulheres, palestras e eventos educativos e informativos em escolas, órgãos públicos e privados.

“Hoje nós temos 82 mulheres assistidas, a equipe acompanha as que solicitam, nas delegacias, Defensoria Pública e nas audiências na justiça, realizamos oito cumprimentos de ordem judicial, três prisões, uma preventiva e a apreensão de uma réplica de arma de fogo”, relata o comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Lauro de Freitas, major Fabrício Silva.

Para a prefeita Moema Gramacho é um momento de muita comemoração. “Estamos vivendo um período de retrocessos e aumento do feminicídio no país, e comemorar um ano de bons resultados de um programa que defende as mulheres é muito importante, isso graças à parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar. Só temos que agradecer a sensibilidade e compromisso do governador Rui Costa com as questões das mulheres”.

Ronda Maria da Penha

Foi criada pelo Governo do Estado em 2015, com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia. Reconhecido nacionalmente o programa presta assistência às mulheres baianas com medida protetiva decretada pela Justiça.

Também participaram do evento a vereadora Naide Brito, representantes da 2ª Vara Criminal de Lauro de Freitas, advogados criminalistas especializados em violência contra a mulher e da OAB do município.

Jornalista Danilo Magalhães

Foto Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

03/07/2019

71 32888371

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.