Qualificação de cuidadores representa avanço na educação especial de Lauro de Freitas
A emoção tomou conta do Cine Teatro de Lauro de Freitas, na tarde desta quarta-feira, dia 24, durante a solenidade de certificação dos 212 profissionais qualificados pelo curso de Capacitação de Cuidadores que atuam na rede municipal de educação. No evento, que contou com a presença da prefeita Moema Gramacho, de gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), educadores, artistas e representantes de grupos sociais, foram levantadas questões referentes à educação especial, incentivo à coletividade e sua importância da educação para o processo de desenvolvimento da pessoa com deficiências e sua inclusão social.
Emocionada, a prefeita Moema Gramacho ressaltou que função dos cuidadores está relacionada ao afeto, reciprocidade e ao calor humano. “Cada cuidadora e cuidador se doa, mas também aprende com cada um dos alunos especiais da nossa rede”, afirmou. Moema considera que a inclusão dos 719 educandos na rede de ensino municipal representa um avanço no processo de educação de Lauro de Freitas, fortalecendo o projeto de Cidade Educadora, que envolve os conceitos de integração e interação.
Nessa direção, a cuidadora Lindinalva Sacramento, que recebeu o certificado das mãos da prefeita, representando a turma, considerou que a atividade do cuidador está relacionada a ações de amor, preocupação, dedicação e responsabilidade. Por isso, ela avalia que a capacitação promovida pela Semed, por meio da Coordenação de Capacitação de Profissionais não Docentes, da Cidade Educadora, foi importante “porque nos ajudou ao aperfeiçoamento do trabalho e nos trouxe novos conhecimentos”.
Durante a solenidade, também foram entregues os certificados dos 15 facilitadores que ministraram as oficinas do curso. Nelas foram discutidos conteúdos como relações interpessoais com o deficiente na escola; o sujeito do meu trabalho sobre a ótica médica; e produzindo conhecimento nas relações espaço, casa, escola. A solenidade foi marcada pela exibição de videoclipes, projeção de fotografias, apresentação do Grupo de Teatro Criando Asas e show de dança da primeira blogueira com síndrome de Down do Brasil, Cacau Bauer, estudante da rede municipal de ensino.
Educação especial e educação inclusiva– De acordo com a gestora da Coordenação de Profissionais não Docentes, Terezinha Barros, o curso de qualificação oferecido pela Semed teve o objetivo de ampliar o potencial dos profissionais, contribuindo com a melhoria do atendimento ao aluno especial, que faz parte do processo de educação inclusiva proposta pela prefeitura de Lauro de Freitas.
Nesse sentido, a coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, Fátima Valle, explica que a educação especial é uma parte da educação, correspondendo a todas as práticas pedagógicas que visam atender às pessoas com deficiências, buscando assegurar seus direitos à educação de qualidade e à cidadania. “A educação inclusiva vem da palavra latina ‘includere’, e significa abranger, compreender, envolver, ou seja, educação para todos: quilombolas, índios, deficientes, gênero, todas as formas de educação”, explicou Fátima.
Por fim, a coordenadora do Cidade Educadora da Semed, Idaci Ferreira, representando a secretária Vânia Galvão, reiterou as palavras da prefeita, afirmando que com o processo de qualificação, o município avança no sentido de aperfeiçoamento desses profissionais, podendo gerar novas metodologias educacionais, voltadas para potencializar os processos que alimentam a educação inclusiva e especial.