Consórcio Nordeste irá compartilhar equipamentos de segurança entre os estados
Os governadores nordestinos irão compartilhar equipamentos de segurança para uso dos estados integrantes do Consórcio Nordeste. A informação foi revelada pelo governador Rui Costa (PT), presidente do grupo, durante primeira reunião, realizada com a presença da imprensa nesta segunda-feira (29).
“Alguns serviços são muito caros pra cada estado fazer sozinho, compra de equipamentos, helicóptero, pra determinadas funções específicas, ou vários tipos de serviço na área de segurança, que são muito sofisticados e caros”, afirmou.
O compartilhamento também será feito para equipamentos utilizados em crises de segurança nos estados, a exemplo do que ocorreu no Ceará em janeiro deste ano, quando carros e coletivos foram incendiados; disparos em agências bancárias; ataques a prédios públicos; e etc.
“Ao invés de cada estado comprar um e ficar estocado pra o dia que tiver uma crise, o consórcio compra, pra ficar estocado em um lugar, e, o dia que tiver uma crise, aquele equipamento é solicitado, o estado usa e, quando acabar o uso, devolver, e assim sucessivamente”, explicou o governador.