Deus do céu! Sergio Moro diz que homens agridem mulheres por se sentirem intimidados
Durante solenidade de comemoração aos 13 anos da Lei Maria da Penha, nesta quarta-feira (7), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, declarou que, hoje em dia, os homens se sentem “intimidados pelas mulheres” e que, por conta disso, parte dos homens “infelizmente, recorre à violência”.
Em seguida, compartilhou a frase em uma rede social.
“Talvez nós, homens, nos sintamos intimidados pelo crescente papel da mulher em nossa sociedade. Por conta disso, parte de nós recorre, infelizmente, à violência física ou moral para afirmar uma pretensa superioridade que não mais existe”, escreveu o ministro em seu perfil no Twitter.
Sergio Moro✔@SF_Moro
Celebramos 13 anos da Lei Maria da Penha com um pacto para construção de políticas públicas novas e mais efetivas para proteção das mulheres. Na foto, mulheres ao centro como deve ser. https://twitter.com/JusticaGovBR/status/1159124885769203713 …
Ministério da Justiça e Segurança Pública✔@JusticaGovBR
Ministério da Justiça e Segurança Pública e outros dez órgãos assinam Pacto para implementar políticas públicas para prevenção e combate à violência contra a mulher. Pacto envolve representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. https://bit.ly/2ZJenfO
Talvez nós, homens, nos sintamos intimidados pelo crescente papel da mulher em nossa sociedade. Por conta disso, parte de nós recorre, infelizmente, à violência física ou moral para afirmar uma pretensa superioridade que não mais existe.
Sem nenhum embasamento para a afirmação anterior, o ministro completou: “O mundo mudou. Temos muito a aprender. Diz isso não o Ministro, mas o filho, marido e pai de mulheres fortes.”
A fala de Moro gerou críticas e debates acerca do tema. A antropóloga e professora da Faculdade de Direito da UnB, Débora Diniz, escreveu que “razões íntimas de homens brutos não devem ser confundidas com explicações sociológicas para a violência.” E completou: “Homens que ameaçam mulheres são covardes”.
O jornalista Camilo Pinheiro respondeu que o ministro não faz nada para combater a violência contra a mulher e que “isso é falsa justificativa para criminosos”.