Seap realiza solenidade de abertura da 9ª Edição do Curso Básico de Inteligência Penitenciária
Na manhã de hoje (23), a Coordenação de Inteligência Prisional do Estado da Bahia (GSI), da Secretaria de Administração Penitenciária, realizou a solenidade de abertura da 9ª Edição do Curso Básico de Inteligência Penitenciária, primeiro curso sob o comando dos Coordenadores de Inteligência Ten Cel PM Marcelo Barreto e Cyro Freitas.
A cerimônia realizada no auditório do GSI, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte Neto; o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa; o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira; o chefe de gabinete da Seap, Carlos Eduardo Sodré; o superintendente de Inteligência, Rogério Magno e do superintendente de Gestão Prisional, Maj PM Júlio César.
Segundo Cyro Freitas, coordenador Adjunto de Inteligência, foi um grande desafio, mas também uma satisfação a realização da 9ª edição do CBIPEN. Receber autoridades desse gabarito em nossa instituição, valoriza nossos servidores e reforça publicamente a integração entre as forças de segurança no combate à criminalidade, é uma união em prol da população baiana.
De acordo com o coordenador de Inteligência, Ten Cel Marcelo Barreto, o constante processo de capacitação dos servidores faz parte do novo modelo de gestão da coordenação de inteligência prisional, que busca nivelar conhecimentos para atuação conjunta dos órgãos que compõem o sistema de defesa social do Estado.
Durante a solenidade foi ressaltado pelos secretários da Seap e SSP, a parceria e a aliança existente entre as duas pastas, principalmente entre as agências de inteligência que através de integração e operações conjuntas atuam no combate à criminalidade.
O secretário Maurício Barbosa afirmou que recentemente equipes da Seap passaram a compor assento na reunião quinzenal de avaliação da SSP e os resultados das investigações contra organizações criminosas já melhoraram. “Agradeço pelo convite e pela parceria que estabelecemos entre a polícia baiana e a Seap”, destacou.
Para o secretário Nestor Duarte Neto a inteligência é um instrumento de gestão muito importante e a Seap reuniu hoje diversas instituições de segurança pública visando o fortalecimento desse serviço. “Há uma necessidade dos diversos órgãos do Estado interligarem suas inteligências e a intenção desse governo é contribuir com esse processo pensando, cada vez mais, num serviço melhor para a população”, declarou.