Cantor ataca nordestinos após divulgação de pesquisa presidencial e polícia investiga como crime de discriminação
Roger Moreira, 59, aproveitou o resultado da pesquisa de intenções de voto para eleições de 2018 para proferir mensagem ofensiva aos nordestinos.
O vocalista da banda Ultraje a Rigor reproduziu em sua conta no Twitter uma matéria que tratava da liderança do ex-presidente Lula na última pesquisa Datafolha para as próximas eleições e atribui a liderança do petista ao “alto número de ignorantes no Nordeste”. “Lula bomba no Nordeste (…) Daí você diz que é devido ao alto número de ignorantes do NE (comprovado) e detona o mimimi”, escreveu na postagem.
Esses tipos de comentários preconceituosos se enquadram na lei lei 7.716/1989 e crime de discriminação por descendência ou origem nacional. A punição para tais declarações pode ser de dois a cinco anos de prisão, em regime fechado, e multa. Caso o indivíduo se sinta ofendido por uma situação como essa e deseje denunciar, existem diversos meios.
O cantor começou a receber inúmeras represálias. Internautas aproveitaram para lembrar que sem o grande número de votos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, jamais Dilma seria eleita.
A presidente afastada, aliás, se sagrou vitoriosa em Minas na última eleição presidencial, berço político de seu adversário direto, Aécio Neves.