Lauro de Freitas elabora currículo escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular

 Lauro de Freitas elabora currículo escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular

O ano de 2020 chega com mudanças na rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A Coordenação da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) lidera a elaboração do currículo municipal de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em conformidade com o que propõe o Plano Nacional de Educação (PNE).

Currículo de Lauro de Freitas definirá, além dos direitos de aprendizagens e desenvolvimento dos estudantes, as orientações metodológicas a partir das especificidades do que oferta a rede municipal para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, de acordo com as transformações mundiais, as demandas atuais e da cultura local.

Atualmente, o trabalho está centrado no processo de sistematização dos resultados das rodas de conversa, realizadas em 2019, para devolutiva à rede e para subsidiar a escrita da primeira versão do currículo. Ainda em 2020, ocorrerão formações continuadas com gestores, coordenadores pedagógicos e professores, no sentido de fortalecer o processo de implementação do Currículo Escolar de Lauro de Freitas e, consequentemente, a BNCC, que tem como objetivo principal assegurar os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento do educando ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A primeira etapa de elaboração do currículo compreendeu a escuta a rede, por meio de rodas de conversa com estudantes, professores e coordenadores pedagógicos, oficinas para planejamento e organização dos componentes curriculares, como Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, Qualificação Socioprofissional, e a escolha dos Temas Contemporâneos e Integradores, com os profissionais da coordenação da Educação Básica da Semed.

Com o Currículo Municipal, espera-se que o estudante valorize e utilize os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, além de estimular o exercício de sua curiosidade intelectual e das competências socioemocionais, para resolver problemas cotidianos, fazendo uso de saberes de diferentes áreas.

O Currículo deve valorizar as manifestações artísticas e culturais locais, a apropriação de diferentes linguagens nos processos pedagógicos, as tecnologias de informação e comunicação digitais, e estar alinhado à proposta da BNCC de valorizar a diversidade de saberes e as vivências culturais. O documento também deve promover a apropriação de conhecimentos e experiências dos estudantes, estimulando sua capacidade argumentativa, o autoconhecimento, o cuidado com a saúde física e emocional.

O currículo deve incentivar o educando a agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, bem como, o estímulo à empatia, o diálogo e o respeito à diversidade e à cooperação mútua. Estas são as propostas que fundamentam o Currículo Escolar da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas.

ASCOM PMLF/SEMED

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