Aeroporto de Salvador tem voos cancelados e passageiros enfrentam caos no terminal

 Aeroporto de Salvador tem voos cancelados e passageiros enfrentam caos no terminal

O redirecionamento de voos com destino a Salvador e o cancelamento de outros que sairiam da capital baiana causaram dor de cabeça aos passageiros nesta terça-feira, 11. Em plena época de alta estação, uma manutenção preventiva realizada na pista principal do Aeroporto Internacional de Salvador impediu o pouso de aeronaves, o que gerou filas e muita confusão no terminal.

Até as 20h desta terça, cinco voos haviam sido cancelados, entre eles Brasília, Congonhas e Guarulhos, e nove que iriam pousar foram direcionados para outros aeroportos. A Vinci Airports, empresa responsável pela administração do equipamento, informou que a pista principal só foi liberada por volta das 20h10.

Mais cedo, por meio de nota, a Vinci Airports havia divulgado que a pista operava com extensão reduzida desde as 2h17 desta terça, 11. “No decorrer dos trabalhos, observou-se que seria necessário ampliar a área de isolamento para intervenções, o que dificultaria o trânsito de aeronaves”.

Ainda de acordo com o comunicado, o fluxo na pista foi interrompido até a conclusão do serviço para garantir a segurança das operações e dos passageiros. Com isso, a maior parte dos voos domésticos foi direcionada para a pista auxiliar que opera normalmente e para os aeroportos de Maceió, Aracaju, Brasília e Porto Seguro.

A empresa também informou que as companhias aéreas foram avisadas para que pudessem adequar suas operações à capacidade da pista auxiliar. A Vinci Airports ainda havia orientado os passageiros a verificar o status dos voos junto às companhias aéreas antes de se dirigir ao aeroporto.

Transtorno

Em meio a filas, reclamações e muita espera, viagens que levariam três horas ou menos acabaram se transformando em uma verdadeira odisseia para os passageiros devido a incerteza da normalização da pista principal, em Salvador.

O casal José de Anchieta e Aurenita de Marques saiu às 14h10 do aeroporto de Brasília com destino a Salvador. De avião, o deslocamento entre as duas cidades dura menos de duas horas, porém, devido à interdição, eles agora terão de enfrentar mais do que o dobro – de cinco a seis horas – dentro de um ônibus que saiu do aeroporto de Aracaju. 

“Quando estávamos chegando em Salvador, o comandante avisou que havia acontecido um problema e que precisaríamos pousar em Aracaju. Eles não deram nenhuma previsão e ofereceram a opção de nos levar de ônibus ou pegar um voo mais tarde para Guarulhos, contou Aurenita.

Segundo ela, que viaja pela companhia aérea Gol, após o redirecionamento para Aracaju, os cerca de 170 passageiros foram divididos em quatro ônibus. “Está sendo muito estressante, principalmente porque tem muitos idosos e crianças viajando”, disse.

Diabética e recém-operada de um câncer de mama, Thaís Veloso, de 64 anos, estava indo para a cidade americana de Houston, no Texas, realizar a revisão da cirurgia quando seu voo foi cancelado. Ela, que chegou cedo para viajar tranquila, só recebeu o aviso já perto da hora de embarcar.

“Iria embarcar às 14h50. Cheguei cedo para ficar calma, sem pressa. Não houve aviso, só quando estávamos perto de embarcar. Começou muita confusão, as pessoas muito nervosas. Pretendo nunca mais voltar a esse aeroporto e estou pensando se vou acionar a Justiça”, afirmou.

Outra passageira com problemas de saúde, Cristina Palma não pode ficar muito tempo em pé devido a sua condição como paciente de Mal de Parkinson. No entanto, a restrição se tornou difícil em meio ao cenário de filas e espera no aeroporto de Salvador e ela, que estava indo para São Paulo, reclamou da falta de atendimento da companhia aérea, a Gol.

“Estou indignada por causa do desleixo. Criança na fila, idosos, doentes. No meu caso, não posso ficar muito tempo em pé pois tenho Mal de Parkinson. Fui procurar um reponsável para conversar e ninguém me deu atenção, pelo contrário, disseram que eu precisava esperar. Não sei nem se vou sair hoje”, desabafou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.