Gestão de conflitos públicos com a Mediação e Arbitragem
Muitos são os problemas e conflitos sociais, os quais nunca deixarão de existir, tendo em vista a complexidade de se viver em sociedade. Os Poderes: Executivo, Legislativo, e Judiciário, devem trabalhar interligados para uma melhor gestão social, para promover o bem estar da coletividade.
Os órgãos públicos competentes precisam ter um novo olhar para gerenciar os conflitos sociais, de forma que insiram no seu cenário os institutos da Mediação e arbitragem, como métodos de solução de conflitos por vias extrajudiciais, respaldados na lei de mediação: 13.140/2015, lei de arbitragem: 13.129/2015 ( reformou a lei 9.307/96), o Novo Código de Processo civil: a lei 13.105/2015. Todos eficientes, céleres, menos desgastante para todos.
Muitos conflitos não são resolvidos pela Administração Pública por não conseguirem em tempo hábil satisfazer a todos os anseios sociais, refletindo assim, de forma negativa no exercício público, tornando-o ineficiente.
Os gestores públicos precisam implementar câmaras de mediação e arbitragem nos seus departamentos, para fazerem uma gestão mais eficiente e satisfatória e dessa forma atender aos anseios da sociedade com mais celeridade. Fortalecendo o diálogo e o vínculo social com a comunidade local. Desta forma contribuirá para a melhoria do serviço público.
Aline Cerqueira Advogada/ Mediadora
E-mail: alinenyla@gmail.com
Instagram: @advalinec