“A a sociedade brasileira está cada vez mais consciente do valor da agropecuária para a nossa economia”, declara Neto Carleto em discurso na Câmara
A agropecuária desempenha um papel fundamental na economia do nosso país, sendo um dos principais setores responsáveis por impulsionar o desenvolvimento e contribuir para a estabilidade econômica. Ciente disso, o deputado federal Neto Carletto discursou em defesa do setor na Câmara de Deputados. “A a sociedade brasileira está cada vez mais consciente do valor da agropecuária para a nossa economia”, declarou o parlamentar.
Em seu discurso, Neto pontuou que, a cada dia mais, a agropecuária está presenta na vida dos brasileiros. “Seja na música sertaneja, seja na telenovela, a celebração da pujança do campo brasileiro vai-se tornando, aos poucos, lugar comum”, afirmou. Ainda durante o seu pronunciamento o parlamentar aproveitou para destacar que a exportação de produtos agropecuários tem um papel crucial na balança comercial do país, gerando divisas e fortalecendo nossa posição no mercado internacional. “O Brasil já é o maior exportador líquido de comida no mundo inteiro. Nós exportamos muito, mas muito mais do que importamos. E mesmo que a comparação seja feita em termos brutos —quer dizer, sem fazer desconto das importações—, o Brasil fica no pódio mundial”, explicou o progressista.
Além dos impactos econômicos, a agropecuária desempenha um papel social relevante. Ela contribui para a fixação de pessoas no campo, promove o desenvolvimento de comunidades rurais e estimula a inclusão social, proporcionando oportunidades de trabalho e renda para agricultores familiares e pequenos produtores. Essa atividade também desempenha um papel fundamental na segurança alimentar do país, garantindo o abastecimento interno e contribuindo para a redução da fome e da pobreza. “Em exportação de comida, o Brasil disputa com as maiores potências mundiais. Fica logo atrás dos Estados Unidos, e à frente da China. Nosso país pode ter seus problemas, mas nossa agropecuária é de primeiro mundo, sem dúvida nenhuma. Ser um grande exportador de produtos primários não torna o Brasil menos tecnológico. Essa ideia não passa de um preconceito que, infelizmente, algumas pessoas ainda difundem. Na verdade, a agropecuária é o setor mais avançado do país em incorporação de novas tecnologias, e é justamente isso que o torna tão produtivo”, pontou o deputado.
Para finalizar seu discurso, Neto Carletto evidenciou a necessidade de se valorizar e investir nesse setor, buscando sempre o equilíbrio entre a produtividade, a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social, para garantir um futuro próspero e sustentável para todos. “É indispensável, então, respeitar, proteger e incentivar o campo brasileiro. Não se nega, é claro, que os outros setores também precisam de atenção. Mas isso não precisa e não pode significar o descuido com os produtores rurais. Ao contrário: é graças à riqueza gerada pelo campo que se pode pensar igualmente em formas de incentivar a indústria, o comércio, os transportes e os serviços. Ele é a mola propulsora do nosso desenvolvimento. A sociedade tem cada vez mais consciência disso, e é necessário que todas as autoridades públicas tenham também. Qualquer um que já tenha participado da entrega de uma máquina agrícola a um município sabe a alegria e a esperança que se veem nos olhos da população contemplada. As pessoas sabem que é do campo que vêm as nossas riquezas, e cobram políticas públicas que o apoiem. É o que eu também sempre vou cobrar”, concluiu.
Fonte: Ascom do deputado federal Neto Carletto (PP)