“A consciência ambiental começa em casa”, diz consultor ambiental Ronaldo Loxa
“Aqui em casa tentamos tomar muito cuidado ao passar valores de educação ambiental e sustentabilidade para as crianças. Desde o consumo consciente e economia de água até reciclagem e reaproveitamento de materiais. Os meninos já aprendem bastante sobre sustentabilidade na escola e, mas em casa, temos que fazer o nosso papel, somos os pais e maiores responsáveis,” disse em entrevista exclusiva ao LFNEWS Ronaldo Lopes Loxa que além de consultor ambiental, também é Perito Ambiental e Gestor Ambiental da RWL CONSULTORIA AMBIENTAL.
Nesta entrevistamos, nosso consultor ambiental, que reside no município de Lauro de Freitas e diariamente, vem encontrado centenas de crimes ambientais há muitos anos. Ronaldo Loxa diz que ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente é uma medida muito importante para a manutenção de um futuro sustentável, não só no município de Lauro de Freitas, mas, o futuro de toda Bahia e planeta.
“Ter mais atenção às pequenas situações dentro da rotina familiar pode ser uma atitude responsável, educativa e divertida para a garotada”, diz Loxa. Lembrando que pequenos passos podem realmente fazer a diferença, separamos juntamente com Loxa algumas dicas de como despertar essa consciência ecológica nas crianças sem ir muito longe de casa.
Loxa nos orientou muito bem, disse que incentivar o pensamento mais responsável na criança dentro de casa de maneira descontraída e lúdica pode repercutir positivamente no seu desenvolvimento. Reaproveitando itens domésticos e colocando papéis e plásticos usados em caixas separadas para reciclar vão, de maneira sutil, encorajando esses pequenos passos verdes, por exemplo.
“Aproveitamos o envolvimento dos meninos para falar da importância de cuidar do meio ambiente, de não jogar lixo nas ruas, nas praias ou na floresta e de reciclar.”
Armazenar água de chuva
A água também pode ser reaproveitada! A criançada vai adorar armazenar a água da chuva. Coloque um balde ou recipiente fora da casa com uma pedra ou tijolo dentro para evitar que ele tombe. Quando a chuva terminar, eles terão conhecido um abastecimento de água alternativo e poderão usar a água para molhar as plantas.
Passe a diante
Ensinar a criança que roupas, casacos, sapatos e brinquedos que ela não use mais podem ser doados é muito importante. Mostrar que ela pode fazer bem a outras crianças que precisam de ajuda, além de evitar que esses objetos parem no lixo, fará a criança se sentir muito bem.
Reciclar e Reutilizar
Mostrar às crianças como colocar itens recicláveis na lixeira apropriada é uma importante forma de ajudar o meio ambiente. Encontrar formas criativas de reutilização dos artigos domésticos é outra. Faça disso um desafio divertido para toda a família. Seja criativo e você ficará surpreso com o quão facilmente uma caixa vazia de cereais pode ser transformada em porta-retrato, ou como uma caixa de sapato pode rapidamente se transformar em uma linda caixa para fotos e ilustrações. As possibilidades são infinitas! Você estará reduzindo os resíduos e brincando com novas idéias.
Vigilantes da tomada
Mesmo quando os equipamentos e aparelhos eletrônicos estão em modo de espera (stand by), eles continuam a consumir energia porque estão conectados à tomada elétrica. Conserve energia ensinando a garotada mais velha a desligar o vídeo-game, computador, carregador ou aparelhos de som da tomada. Os menores podem participar também brincando de “policial da tomada” e informar aos mais velhos se há algum aparelho doméstico inutilizado conectado a uma tomada elétrica.
De gota em gota
Incentivar a criançada a verificar se as torneiras de casa estão apertadas é um mostra de que pequenas mudanças fazem a diferença. Um vazamento que derrame uma gota por segundo desperdiça cerca de 2400 litros de água por ano.
Passeio a pé ou de bicicleta
Sair para algum lugar não significa que precise de carro. Ir a pé ou de bicicleta em pequenos trechos pode animar a criança para uma vida mais saudável. Em um passeio gostoso no bairro, a criança é motivada a usar um “veículo alternativo” sem perceber, reduzindo a poluição gerada por carros ou mesmo pelo uso do transporte público. Uma caminhada pode reunir a família e fazer bem a saúde ao mesmo tempo em que ajuda o planeta com a redução de gases poluentes.
Com esta dicas, podemos perceber a grande importância em fortalecer o amor pelo planeta e ensinar a criança a ter um comportamento de maior cuidado com a preservação do meio ambiente é uma contribuição simples para o desenvolvimento sustentável. Felizmente, as crianças são muito entusiasmadas para ajudar dando aquela mãozinha a mais.
Como disse o consultor ambiental Ronaldo Loxa, com a orientação, as crianças irão crescer até se tornarão guardiães do ambiente e ajudarão a trazer para nossa Lauro de Freitas, uma realidade diferente.
A educação em todos os aspectos começa em casa, a família é o alicerce do bom rendimento dos filhos que serão nosso “futuro ambiental”.