“A consciência ambiental começa em casa”, diz consultor ambiental Ronaldo Loxa

“Aqui em casa tentamos tomar muito cuidado ao passar valores de educação ambiental e sustentabilidade para as crianças. Desde o consumo consciente e economia de água até reciclagem e reaproveitamento de materiais. Os meninos já aprendem bastante sobre sustentabilidade na escola e, mas em casa, temos que fazer o nosso papel, somos os pais e maiores responsáveis,” disse em entrevista exclusiva ao LFNEWS Ronaldo Lopes Loxa que além de consultor ambiental, também é Perito Ambiental e Gestor Ambiental da RWL CONSULTORIA AMBIENTAL.Resultado de imagem para meio ambiente

Nesta entrevistamos, nosso consultor ambiental, que reside no município de Lauro de Freitas e diariamente, vem encontrado centenas de crimes ambientais há muitos anos. Ronaldo Loxa diz que ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente é uma medida muito importante para a manutenção de um futuro sustentável, não só no município de Lauro de Freitas, mas, o futuro de toda Bahia e planeta.

“Ter mais atenção às pequenas situações dentro da rotina familiar pode ser uma atitude responsável, educativa e divertida para a garotada”, diz Loxa. Lembrando que pequenos passos podem realmente fazer a diferença, separamos juntamente com Loxa algumas dicas de como despertar essa consciência ecológica nas crianças sem ir muito longe de casa.

Resultado de imagem para meio ambiente lauro de freitasLoxa nos orientou muito bem, disse que incentivar o pensamento mais responsável na criança dentro de casa de maneira descontraída e lúdica pode repercutir positivamente no seu desenvolvimento. Reaproveitando itens domésticos e colocando papéis e plásticos usados em caixas separadas para reciclar vão, de maneira sutil, encorajando esses pequenos passos verdes, por exemplo.

“Aproveitamos o envolvimento dos meninos para falar da importância de cuidar do meio ambiente, de não jogar lixo nas ruas, nas praias ou na floresta e de reciclar.”

Armazenar água de chuva

A água também pode ser reaproveitada! A criançada vai adorar armazenar a água da chuva. Coloque um balde ou recipiente fora da casa com uma pedra ou tijolo dentro para evitar que ele tombe. Quando a chuva terminar, eles terão conhecido um abastecimento de água alternativo e poderão usar a água para molhar as plantas.

Passe a diante

Ensinar a criança que roupas, casacos, sapatos e brinquedos que ela não use mais podem ser doados é muito importante. Mostrar que ela pode fazer bem a outras crianças que precisam de ajuda, além de evitar que esses objetos parem no lixo, fará a criança se sentir muito bem.

Reciclar e Reutilizar

Mostrar às crianças como colocar itens recicláveis na lixeira apropriada é uma importante forma de ajudar o meio ambiente. Encontrar formas criativas de reutilização dos artigos domésticos é outra. Faça disso um desafio divertido para toda a família. Seja criativo e você ficará surpreso com o quão facilmente uma caixa vazia de cereais pode ser transformada em porta-retrato, ou como uma caixa de sapato pode rapidamente se transformar em uma linda caixa para fotos e ilustrações. As possibilidades são infinitas! Você estará reduzindo os resíduos e brincando com novas idéias.

Vigilantes da tomada

Mesmo quando os equipamentos e aparelhos eletrônicos estão em modo de espera (stand by), eles continuam a consumir energia porque estão conectados à tomada elétrica. Conserve energia ensinando a garotada mais velha a desligar o vídeo-game, computador, carregador ou aparelhos de som da tomada. Os menores podem participar também brincando de “policial da tomada” e informar aos mais velhos se há algum aparelho doméstico inutilizado conectado a uma tomada elétrica.

De gota em gota

Incentivar a criançada a verificar se as torneiras de casa estão apertadas é um mostra de que pequenas mudanças fazem a diferença. Um vazamento que derrame uma gota por segundo desperdiça cerca de 2400 litros de água por ano.

Passeio a pé ou de bicicleta

Sair para algum lugar não significa que precise de carro. Ir a pé ou de bicicleta em pequenos trechos pode animar a criança para uma vida mais saudável. Em um passeio gostoso no bairro, a criança é motivada a usar um “veículo alternativo” sem perceber, reduzindo a poluição gerada por carros ou mesmo pelo uso do transporte público. Uma caminhada pode reunir a família e fazer bem a saúde ao mesmo tempo em que ajuda o planeta com a redução de gases poluentes.

Com esta dicas, podemos perceber a grande importância em fortalecer o amor pelo planeta e ensinar a criança a ter um comportamento de maior cuidado com a preservação do meio ambiente é uma contribuição simples para o desenvolvimento sustentável. Felizmente, as crianças são muito entusiasmadas para ajudar dando aquela mãozinha a mais.

Como disse o consultor ambiental Ronaldo Loxa, com a orientação, as crianças irão crescer até se tornarão guardiães do ambiente e ajudarão a trazer para nossa Lauro de Freitas, uma realidade diferente.

A educação em todos os aspectos começa em casa, a família é o alicerce do bom rendimento dos filhos que serão nosso “futuro ambiental”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading