“A educação pública é forte, séria e transformadora”, afirma secretária Tamires, durante Caminhada da Paz

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã deste sábado (29/11) a primeira edição da Caminhada da Paz, promovida pela Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, em Buraquinho. As ruas do bairro foram tomadas por cores, faixas e cartazes construídos pelos estudantes, que protagonizaram a atividade. O ritmo e a ancestralidade ficaram por conta dos percussionistas do bloco Afro Bankoma, do bairro de Portão, que deram identidade cultural ao percurso.
Para a secretária municipal de Educação, Tamires Andrade, a mobilização representa mais do que um evento: é o resultado de uma pedagogia construída ao longo de todo o ano.
De acordo com Tamires, “a caminhada é a consolidação de um trabalho educativo que valoriza identidade e pertencimento. Levar o movimento para as ruas amplia o impacto da iniciativa que visa mostrar para a comunidade que a educação pública é forte, séria e transformadora”. A secretária reforçou ainda que ações como essa fortalecem o papel da escola como espaço de cidadania e diálogo.
A iniciativa surgiu a partir de um trabalho interdisciplinar desenvolvido em 2025. O professor de educação física, Antônio Fernando de Oliveira Silva, observou dificuldades dos alunos em lidar com conflitos, bullying e preconceito, e utilizou o esporte e a sala de aula para incentivar empatia e respeito. “Usamos o esporte e o diálogo para cultivar consciência e levamos esse debate hoje para as ruas”, explicou.
Os estudantes demonstraram entusiasmo com a caminhada. O aluno Lucas Isaac, de 11 anos, participou ativamente do projeto. Ele escreveu um livro sobre racismo e destacou: “Racismo é errado e aprendemos isso na escola”. Já na Educação Infantil, a professora Clotilde Oliveira desenvolveu atividades sobre tom de pele, autoestima e reconhecimento da própria história, com os pequenos produzindo um livro ilustrado sobre identidade.
Integrando o Novembro Negro da rede municipal, a Caminhada da Paz reforça o compromisso da SEMED com a educação antirracista e o combate ao preconceito. Ao final do percurso, a mãe Leda de Souza, de 38 anos, elogiou a ação e destacou sua importância: “São temas reais e do nosso dia a dia. Precisam ser enfrentados”.
