A garantia constitucional do Direito à Saúde e à vida X O comportamento da sociedade frente ao Coronavírus

Estamos vivendo em um colapso mundial, diante da pandemia do Coronavírus (COVID-19), que está se alastrando no mundo, vitimando muitas pessoas e aterrorizando a paz da humanidade. Até o presente momento são 31 casos já confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB-19/03/2020).
Muita gente em pânico, preocupada buscando mudar sua rotina de vida, recolhendo-se em suas casas, mas, por outro lado, muitas negligenciando a gravidade da situação, não cumprindo com os decretos Federais, Estaduais, Municipais.
Para que se haja a tão discutida e pleiteada garantia Constitucional do Direito à vida e à saúde, elencada na Constituição Brasileira nos artigos 5o e 6o, a sociedade brasileira precisa se conscientizar a tomar atitudes responsáveis para prevenção, e diminuição dos índices da doença.
O Poder Público está buscando tutelar o cumprimento e assegurar o exercício dos Direitos Fundamentais. Cabe a humanidade fazer sua parte, e ajudar o Poder Público a exterminar essa pandemia e a partir daí podermos voltar à normalidade das nossas rotinas e termos a nossa dignidade garantida.
Aos médicos, enfermeiros que estão expondo suas vidas para cuidar dos acometidos enfermos, precisam de nosso respeito e consideração, pois, aumentando as pessoas infectadas, estes profissionais estarão mais em riscos e não darão conta, a superlotação nos hospitais não pode existir, ACORDEM!.
A situação é séria, grave, não há momento para ironias ou negligencias, vamos todos nos unirmos para mudarmos essa situação o quanto antes. Vamos nos recolhermos, não sair às ruas, só em caso de urgência, manter a higiene pessoal em casa, lavar as mãos, não beijar, não cumprimentar etc, são atitudes simples que podem ajudar muito.
Aline Cerqueira Advogada/@advalinec