A indignação com a Prefeitura de Lauro de Freitas pela falta de atividades neste sábado, (8), Dia Internacional da Mulher

Sábado, 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, um momento significativo para refletir sobre as conquistas, lutas e desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história. No entanto, em Lauro de Freitas, a expectativa que girava em torno de uma celebração à altura desse dia, foi frustrada pela ausência de atividades organizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
A falta de programação para a data gerou indignação entre as moradoras e moradores da cidade. Muitas pessoas esperavam eventos que pudessem promover reflexões sobre a igualdade de gênero, oficinas, palestras e atividades culturais que valorizassem a luta das mulheres. No entanto, a Secretaria não preparou nenhuma ação especial para marcar essa data tão importante.
Essa situação levanta questionamentos sobre a atuação da gestão municipal em relação às políticas públicas voltadas para as mulheres. Em um momento tão simbólico e relevante, é preocupante que não programaram para este sábado, uma mobilização adequada para reconhecer e celebrar as conquistas femininas e abordar questões ainda presentes na sociedade, como a violência de gênero e a desigualdade no mercado de trabalho.
A ausência de atividades neste sábado, também reflete uma falta de compromisso com as pautas femininas e uma oportunidade perdida para promover discussões essenciais sobre os direitos das mulheres.
O Dia Internacional da Mulher deve ser um momento de celebração, mas também de reflexão e luta por igualdade.
Atividades pós dia 8:
A Prefeitura nos próximos dias, precisamente dia (12), no Complexo de Saúde, em Itinga realizará um evento para as mulheres e disponibilizará serviços de saúde. Já no dia (15), todas as Unidades de Saúde da cidade funcionarão em horário especial, das 8h às 12h, para realizar o Dia D da prevenção da saúde da mulher com exames preventivos.
O fato é que a população Laurofreitense esperava um envolvimento ativo da Secretaria neste dia. Muitos municípios baianos e inclusive o governo do estado, estão realizando atividades neste dia especial. Em Lauro de Freitas, a celebração no dia 8, ficará para o ano que vem, quem sabe!