Abastecimento de água é retomado gradualmente em Lauro de Freitas e outras cidades após manutenção da Embasa

Serviços beneficiam Salvador e outros 12 municípios; normalização pode levar até 48 horas
A cidade de Lauro de Freitas está entre os 13 municípios que começaram a ter o fornecimento de água restabelecido gradualmente nesta quarta-feira (6), após a conclusão da operação de manutenção e melhorias no sistema de abastecimento realizada pela Embasa. A empresa concluiu os serviços nas primeiras horas da manhã e iniciou o processo de retomada do abastecimento, que deve se estender pelas próximas 48 horas.
A operação mobilizou cerca de 500 profissionais e contou com 50 frentes de trabalho, das quais 48 foram finalizadas na noite de terça (5). As duas últimas, mais complexas, foram concluídas nesta manhã. Os serviços incluíram melhorias na captação de água nas barragens de Pedra do Cavalo e Joanes 2, além de intervenções em estações de tratamento, reservatórios e redes de distribuição.
Segundo Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na RMS, o retorno do abastecimento é técnico e gradual: “A água precisa percorrer quilômetros de tubulações. As regiões mais baixas e próximas dos reservatórios recebem primeiro. Já áreas mais altas ou nas pontas da rede, como alguns bairros de Lauro de Freitas, podem levar mais tempo.”
Durante o processo de normalização, a Embasa recomenda o uso consciente da água e continuará disponibilizando abastecimento por carro-pipa, priorizando hospitais e unidades de saúde.
Além de Lauro de Freitas, o serviço beneficia Salvador, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues. O investimento total na operação foi de R$ 1,5 milhão.