Abrace Camaçari defende o “direito de brincar” em festa regada a alegria e diversão

Sol, calor humano e um abraço de direitos e cuidados. A alegria e a diversão tomaram conta do condomínio Alha II, no Jardim Limoeiro, com a realização da Festa do Dia das Crianças do Abrace Camaçari. Com o tema “Direito de Brincar”, o projeto levou doces, brinquedos e brincadeiras para a comunidade neste sábado (25). Realizado com o apoio de voluntários e apoiadores, o evento desse ano traz visibilidade social para crianças e adolescentes, defendendo um direito básico previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde reforça, que brincar é um direito essencial para todas as crianças.
Centenas de famílias participaram da festa e puderam contar com um espaço recreativo completo com atividades de pintura facial, livros de colorir, pula-pula, brinquedos infláveis, carrinhos elétricos, piscina de bolinha, oficina de saúde bucal e animação com personagens da Disney e da Patrulha Canina. Durante o evento, os pequenos se deliciaram com guloseimas como algodão doce, refrigerante, salgadinho, pipoca, churros, sorvete, picolé e mini pizza, além de participar da distribuição de brinquedos.
O evento também foi um espaço de inclusão e acolhimento. A dona de casa Adriana Souza, levou Rebeca Vitória, 7 anos, para participar da brincadeira. Diagnosticada com autismo, a pequena tem dificuldade para interagir com outras crianças, mas mesmo com as limitações, conseguiu aproveitar. “Fui muito bem atendida, o pessoal está recebendo bem. Entende que ela não brinca com outras crianças, deixa ela brincar sozinha. É difícil encontrar um espaço com muita gente e ter um espaço pra ela”, conta.
A opinião foi compartilhada por Andrea Oliveira Santana, que tem mobilidade reduzida devido a uma lesão medular e utiliza cadeira de rodas. Com a festa perto de casa, ela pôde levar a filha Ana Luiza, 5 anos, para se divertir. “Está ótimo. Pelo menos pensou no bairro, o Limoeiro é muito esquecido”, desatabafou. E emendou: “Ter um evento desse é muito bom para as crianças. Aqui não tem muitas opções para as crianças brincarem”.
O motorista de ambulância, Luciano de Jesus Genipapeiro, aproveitou o evento com a filha Ana Júlia, 3 anos e o filho Bernardo Gomes, 10 anos. Para o motorista, a descentralização da comemoração permite que as crianças vivam bons momentos perto de casa. “A festa está aprovada. Está dando um final de semana bom para as crianças”, elogiou. Ele avalia o projeto como “uma coisa muito boa, que deixa as
as crianças se divertirem”.
Para todo esse universo de encanto e alegria acontecer, duas personagens fizeram a diferença: a representante da instituição Valmira Lima, conhecida como “Mira” e a madrinha do Abrace, Ivana Paula. Tudo começou do trabalho voluntário feito por Mira, que juntou mais gente e ganhou a participação e o apadrinhamento da ex-primeira dama do município. “Sempre foi um sonho meu, não é ninguém que pediu. É de mim, da minha essência. A gente vai conhecendo as dificuldades e ajudando. Aqui tem uma rede apoio, que junto com a nossa madrinha, Ivana Paula, fazem tudo acontecer”, revela.
Contribuindo com a celebração para as crianças pelo sexto ano consecutivo, a madrinha do projeto, Ivana Paula, esteve presente no espaço do evento do início ao fim da festa e destacou a importância dos colaboradores. “Eu estou muito feliz pela contribuição dos doadores, foram muitos voluntários procurando a gente para poder participar. Isso nos faz saber que nós estamos acertando com o Abrace Camaçari, que não é só um projeto do Dia das Crianças”, analisa. Além do evento, o grupo também efetua a distribuição de sopa, cobertores e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade, leite, danone e chocolates durante a Páscoa.
Aprovada pela comunidade, a festa continua neste domingo (26), na Cetrel. O ponto de encontro será a praça do Caminho do Mar II, a partir das 09 horas. O evento é gratuito, e ao acessar o espaço, cada criança recebe cupons que dão direito a brincar nos equipamentos instalados, além de acesso a alimentos, bebidas e um brinquedo ao final da celebração.
