Ação de rastreamento do câncer de mama já realizou mais de 800 mamografias em Camaçari

A mamografia é o principal aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama, o qual é essencial para o sucesso do tratamento, aumentando as chances de cura e reduzindo os impactos da doença. Com este olhar de atenção com a saúde, as mulheres da orla de Camaçari têm aproveitado a oportunidade proporcionada pelo Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que, em parceria com a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem ampliado o acesso ao exame para o público de 50 a 69 anos do município.
Essa semana, os atendimentos da segunda etapa da ação, iniciada na última segunda-feira (14), que acontecem na orla de Camaçari, seguem até esta quinta-feira (17). Após o feriadão, a iniciativa retorna na terça (22), prosseguindo até 26 de abril (sábado). De acordo com a Sesau, até quarta-feira (16), 202 mamografias já tinham sido realizadas na região. Esse quantitativo, se somado aos exames feitos na primeira etapa da ação, que ocorreu entre os dias 7 e 12 de abril, na Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva “Drª Eugênia”, conhecida como Praça da Simpatia, na sede do município, quando 629 mamografias foram feitas, chega a um total de 831 exames realizados.
Equipada com plataforma elevatória para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, a carreta adaptada está estacionada em frente ao Restaurante Empório Jacuípe, próximo à passarela que dá acesso à Barra do Jacuípe.
Para facilitar o acesso ao serviço, está sendo disponibilizado transporte gratuito para as mulheres das comunidades da orla. No turno da manhã, os transportes saem às 6h da primeira parada e retornam às 12h. Já no turno da tarde, a saída é às 13h, com retorno às 17h. Os veículos seguem dois roteiros distintos, com saída das unidades de saúde da orla.
O roteiro 1 faz o seguinte percurso: Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras de Abrantes; USF Catu de Abrantes; USF Vila de Abrantes; USF Pé de Areia; posto de gasolina Menor Preço (paralelo à USF de Areias); e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe. Enquanto o roteiro 2, faz o seguinte trajeto: USF Cachoeirinha; USF Barra do Pojuca; USF Monte Gordo; USF Coqueiro de Monte Gordo; e USF Caminho do Mar.
Para ser atendida, a paciente precisa ter feito o agendamento prévio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou USF, apresentando cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e documento de identificação. No dia do exame, é necessário levar, também, a requisição médica e, se disponível, a última mamografia realizada.
O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo SUS.
Fotos: Juliano Sarraf