Ação do Outubro Rosa na USF Tarumã facilita o acesso ao autocuidado das mulheres

 Ação do Outubro Rosa na USF Tarumã facilita o acesso ao autocuidado das mulheres

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu nesta sexta-feira (17/10) uma ação especial em alusão à campanha Outubro Rosa, na Unidade de Saúde da Família (USF) Tarumã, no bairro de Itinga. A atividade teve como foco a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, oferecendo à população acesso a serviços de saúde e cidadania.

A iniciativa contou com a presença da Unidade Móvel de Mamografia, que realizou 50 exames em mulheres a partir de 40 anos, previamente agendadas. Além das mamografias, também foram ofertados exames preventivos ginecológicos (Papanicolau), palestras educativas com equipe multidisciplinar e os demais atendimentos de rotina da USF.

A gestora da unidade, Bruna Vitória Santos, destacou o impacto da ação. “Esta iniciativa reforça o autocuidado e a importância da prevenção. A alta adesão da comunidade fortalece o vínculo entre a população e a rede pública de saúde, que é um dos nossos principais objetivos”, afirmou.

Moradoras da comunidade relataram a importância de ter acesso a esses serviços perto de casa. Maria de Jesus Militão, de 68 anos, celebrou a praticidade. “É gratificante encontrar esse serviço tão pertinho. Antes, a vaga para o exame era em outro município, o que dificultava. Durante dois anos cuidei do meu marido doente e deixei minha saúde de lado. Faz tempo que não faço mamografia. Agora melhorou, e isso é essencial para que possamos cuidar de nós mesmas”.

Maria da Piedade Romão, de 50 anos, também elogiou a estrutura. “A ação foi ótima, com um processo rápido e uma equipe muito atenciosa. Ter esse cuidado próximo de casa faz toda a diferença’.

Para ampliar o alcance da iniciativa, a prefeitura organizou uma ação intersetorial com a participação da Secretaria da Mulher de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR). No estande montado no local, as mulheres tiveram acesso a informações e serviços como: canais de combate à violência doméstica, incluindo o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Lélia Rodrigues, delegacias especializadas e a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180); emissão do Passe Livre Intermunicipal; e cadastro e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Com o tema “Previna-se hoje, abrace a vida sempre”, a campanha Outubro Rosa 2025 segue com uma programação ao longo de todo o mês, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde, o bem-estar e a valorização da vida das mulheres de Lauro de Freitas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.