Ação integrada entre Limpec e secretarias realiza limpeza e plantio na nascente do Rio Capivara

Uma ação conjunta entre a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e diversas secretarias, resultou no segundo mutirão de limpeza da nascente do Rio Capivara, no Bairro Novo, que contou também com uma ação de plantio nas margens das lagoas. A iniciativa, encabeçada pela Limpec e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), contou com mais de 30 pessoas.
Entre as secretarias parceiras também estavam a Secretaria de Agricultura e Pesca (Sedap), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), além da Defesa Civil e a empresa Naturalle.
A Sedap e Sedur participaram da ação também realizando o plantio de algumas mudas frutíferas em torno do espaço. “Esse trabalho é super importante, primeiro para conservar as águas. É importante porque até a fauna do local se beneficia, pois estamos plantando aqui árvores frutíferas. Isso dá uma outra visão do trabalho que está sendo feito”, comentou o engenheiro agrônomo da Sedap, Marcos Gonçalves.
A analista de licenciamento ambiental da Sedur, Vitória Figueredo, contou da contribuição da pasta para a ação. “Viemos com o principal objetivo de recuperação das matas ciliares. Trouxemos algumas mudas para tentar recuperar essas áreas que estão um pouco degradadas”, explicou.
A Defesa Civil também esteve presente no mutirão. O coordenador Almir Garcia fez uma análise da ação. “Fundamental esse espaço e já estamos providenciando um estudo para fiscalização desse local, pois essa nascente é um patrimônio da nossa cidade e fundamental para a preservação da natureza”, falou.
O assessor da Sejuv, Gilberto Nicolau, elogiou a ação da Limpec. “É um espaço que é nosso e devemos cuidar. Pra mim é um orgulho participar dessa ação. É importante estarmos juntos nesta ação”, ressaltou.
O mutirão de limpeza busca realizar a recuperação da nascente do Rio Capivara e replantio do local, preservando a natureza, para se tornar um ambiente mais saudável para quem acessa a localidade.
Foto: Daniel Fonseca