Ações da Operação Chuva seguem para reduzir impactos em Camaçari

Camaçari é uma das 43 cidades baianas com o alerta laranja para as chuvas, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça-feira (6), dando continuidade à Operação Chuva, iniciada desde a última sexta-feira (2), a força-tarefa visitou locais atingidos em diversos pontos do município.
Na sede, a comitiva passou por bairros como Jardim Limoeiro, Piaçaveira e Bairro Novo. Na orla, dentre as localidades visitadas estão Santarém e a BA-529 – onde está situado o Jacuípe Vila Residence –, ambas no distrito de Monte Gordo.
Nas vias em que foram registrados incidentes, como abertura de crateras, a área foi devidamente sinalizada, visando garantir a segurança dos transeuntes, e posterior recuperação desses locais.
“Estamos rodando a cidade desde as primeiras horas da manhã. Visitamos diversos lugares do nosso município, prestando apoio, colocando a nossa equipe técnica nas ruas, trabalhando em cada canto de Camaçari. Muita chuva ontem, muita chuva hoje e a previsão é de mais chuva ainda. Quero reforçar à população que a equipe da prefeitura está de plantão 24 horas para atender às demandas. Vamos seguir acompanhando de perto esse trabalho, porque entendemos a necessidade de estarmos presente”, pontuou o prefeito Luiz Caetano.
O comitê da Operação Chuva é composto pela Defesa Civil e outras seis secretarias: da Infraestrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), de Serviços Públicos (Sesp), de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), de Governo (Segov) e de Relações Institucionais (Serin).
A operação segue monitorando situações de alagamentos, deslizamentos, inundações, obstruções de vias, solicitações de vistoria técnica, queda e poda de árvores, ou qualquer demanda que configura risco para os munícipes. A força-tarefa também já se movimenta na articulação das ações que irão integrar o período pós-chuva, com a atuação mais intensiva nos serviços de limpeza de canais e rios, além da manutenção das encostas.
Para registro de ocorrência ou pedido de ajuda, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199, (71) 3622-7799, ou (71) 99981-0253 (WhatsApp). Uma equipe operacional e de brigadistas segue acompanhando, em tempo real, as áreas de maior risco, dando suporte a qualquer situação.
Foto: Patrick Abreu