Ações de prevenção e cuidado com a saúde do homem são reforçadas em Lauro de Freitas

 Ações de prevenção e cuidado com a saúde do homem são reforçadas em Lauro de Freitas

O cuidado com a saúde dos homens de Lauro de Freitas esteve em evidência no “Dia D – Homem também se cuida”, programação do Novembro Azul. O público masculino que foi às unidades de Saúde da Família (USF) do município, no último sábado (10), passou por atendimento clínico com encaminhamento para exames, vacinação, aferição de pressão arterial e realização de testes rápidos de HIV, sífliles e hepatite, atendimento odontológico e orientação nutricional. Palestras alertaram sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Os amigos José Augusto Oliveira, 47, e Cláudio Pereira, 45, aproveitaram o dia de ação na USF do Chafariz, em Lagoa dos Patos. “É a primeira vez que estou olhando para a saúde. É melhor superar o medo hoje do que ser prejudicado amanhã”, disse José. Mantendo a regularidade dos cuidados, Cláudio já realizou exame de toque retal. “Passei por todos os exames. Mesmo estando tudo certo, participo das ações porque prevenção nunca é demais”, ressaltou. Na unidade do Chafariz foram realizados exames de PSA.

Alterações na urina e dificuldade para manter a ereção são alguns dos sintomas que segundo o médico clínico, Jackson Roberto Eugênio, podem indicar câncer de próstata. “O atendimento clínico realiza o rastreio da possibilidade de doença. Verifica-se o histórico familiar do paciente, seus hábitos e rotina. Após a realização da anamnese é que se encaminha para outras especialidades” informou Eugênio.

Os homens atendidos na ação “Dia D – Homem também se cuida”, que após análise clínica constataram necessidade de outra especialidade, saíram com encaminhamento médico para a rede municipal de saúde. Em Lauro de Freitas, o público masculino pode contar com consultas a urologista, via agendamento na Regulação, além dos serviços nas especialidades de dermatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, angiologia, geriatria, cardiologia, reumatologia, endócrino e outros, disponíveis no Complexo de Saúde, em Itinga.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgar Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

12/11/2018

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading