Ações do Novembro Azul atraem homens para o cuidado com a saúde no Complexo de Itinga

 Ações do Novembro Azul atraem homens para o cuidado com a saúde no Complexo de Itinga

Mais de 90 ultrassons da próstata foram realizados nesta terça-feira (12), no Complexo de Saúde – Clínica do Homem, localizado em Itinga. O mutirão faz parte da programação do Novembro Azul em Lauro de Freitas e contou com uma manhã especial de intensificação nos atendimentos por demanda aberta com médicos clínicos, massoterapeutas, corte de cabelo e barba além de música ao vivo com o servidor Adalberto Santana.

A prefeita Moema Gramacho fez um alerta sobre a importância dos cuidados periódicos com a saúde. “Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de Novembro existe um movimento para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la antecipadamente e ajudando a tirar o estigma dos exames que contribuem nas rotinas de check-up médico”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vidigal Cafezeiro, uma das grandes barreiras que os homens ainda precisam quebrar é a do preconceito. “Os homens normalmente procuram o atendimento médico de rotina oito vezes menos que as mulheres. O novembro azul conscientiza e faz com que um número cada vez maior de homens procure por atendimento médico e realize exames de rotina não só para a neoplasia de próstata, mas também para diagnosticar e tratar outras doenças comuns com o envelhecimento, como hipertensão arterial, problemas do trato urinário e dislipidemias”, enfatizou.

João Braga, de 55 anos, disse que não se descuida e confere anualmente a saúde. “Eu sempre espero minhas férias do trabalho para fazer minha avaliação. Homem também precisa se cuidar”, frisou ele sentado em frente ao médico clínico Edson Lima Filho, que explicou algumas etapas do procedimento. “O toque retal é um exame rápido, que dura segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem. Ele deve ser realizado porque o antígeno prostático específico (PSA) não é eficaz sozinho na hora de detectar o câncer de próstata. Cerca de 20% dos casos diagnosticados ao toque retal podem acusar PSA normal ao diagnóstico”, alertou.

Nos corredores, enfermeiros realizavam palestras enquanto os homens com mais de 50 anos (idade preconizada pelo Ministério da Saúde), aguardavam a sua vez no atendimento. “O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A doença é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto”, explicou Cafezeiro.

De acordo com dados da Central de Regulação Municipal, em 2019, no município foram realizadas até este mês 2.599 consultas com urologistas, 1.134 exames PSA e 350 ultrassonografias de próstata. No comparativo do ano de 2016 a 2018 o acréscimo de consultas foi de 1.352. Todas as Unidades de Saúde da Família do município possuem médicos clínicos e realizam exames PSA. Este mês algumas unidades abrirão em dias específicos com horário estendido até as 20h para a realização de consultas.

Emendas garantem equipamentos para a Saúde

Enquanto percorria os corredores do Complexo de Saúde da Itinga, a prefeita Moema Gramacho celebrou a concessão de mais uma ambulância pelo governo do estado para a Saúde em Lauro de Freitas. De acordo com a gestora, o município já recebeu recentemente três aparelhos para ultrassonografias, um aparelho Doppler Vascular portátil para o tratamento do pé diabético, mesa fixa e carro de curativos. “Esses equipamentos são fruto de emendas parlamentares quando atuei no Congresso Nacional. Destinei a Lauro de Freitas R$6.5 seis milhões e quinhentos mil reais para a aquisição de material para a saúde”, explicou.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Edgard Copque

ASCOM/PMLF

12/11/ 2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading