”Acusação de que Lula faz campanha ‘nós contra eles’ é falsa”, afirma presidente eleito do PT nacional

 ”Acusação de que Lula faz campanha ‘nós contra eles’ é falsa”, afirma presidente eleito do PT nacional

O presidente eleito do PT Nacional, Edinho Silva, publicou um artigo na Folha de São Paulo, nesta quinta-feira, 17, sobre a “necessidade de defesa da soberania nacional, da urgência em o Congresso construir uma agenda para o Brasil, fugindo do varejo, dos projetos individuais”, e destacou a importância do “restabelecimento do presidencialismo, e de uma reforma política eleitoral para o fortalecimento da democracia”.

No texto, Edinho ressalta os desafios do país para o próximo período. “Um deles, de imediato, é unir o país em torno das consequências deixadas pela aliança da família Bolsonaro e do bolsonarismo, que cada vez mais se caracteriza com o fascismo que se alastra no mundo, com o presidente dos EUA, Donald Trump. Trata-se de um casamento marcado pela inconsequência e pelas medidas irresponsáveis que geram danos para o povo brasileiro e para as instituições nacionais, agredindo a nossa soberania”, disse o presidente, ao acrescentar que essa união “politiza a racionalidade econômica”, prejudica o ambiente de negócios e a nação brasileira.

O presidente petista chama a atenção para a importância de combater essa aliança danosa ao Brasil, mas chamou a atenção de que este não é o único desafio. ”Ainda precisamos cicatrizar as feridas deixadas pela recente batalha envolvendo o IOF. Mais do que o debate sobre arrecadação, alíquotas ou alternativas para cumprir as metas fiscais do país, está em jogo uma discussão maior e mais profunda, capaz de demarcar o Brasil que desejamos construir: queremos, afinal, ser um país dos privilégios ou da igualdade de oportunidades? Debate que o mundo terá que fazer diante da concentração global da renda”.

Edinho disse que não cabe mais ao país uma realidade de R$ 860 bilhões de renúncia fiscal e privilégios de setores em detrimento da população. “É inaceitável que grandes corporações sejam desoneradas, sem limite temporal, enquanto o pequeno e o médio empresário, mesmo setores do grande empresariado, o empreendedor, o trabalhador autônomo e o assalariado sigam pagando seus impostos, pagando a conta da desoneração ‘ad eternum’”, destacou Edinho, ao lamentar: “Logo se acusou o governo e o PT de disseminarem uma campanha do “nós contra eles”, como se, ao defender justiça social, privilegiasse sua base eleitoral em detrimento de outras. Nada mais falso”.

O Caso do IOF tonou visível um obstáculo a superar que o presidente nacional do PT considera ainda maior, que é o o desarranjo institucional brasileiro. “O processo de descaracterização do presidencialismo brasileiro, que se aprofundou no governo de Michel Temer e ultrapassou todos os limites no governo Bolsonaro. Quando está nas mãos do Congresso a responsabilidade pela execução de mais de R$ 52 bilhões do Orçamento da União por meio de emendas parlamentares, transformamos o nosso presidencialismo em semipresidencialismo ou semiparlamentarismo”, escreveu Edinho em seu artigo.

“O fato é que o presidente da República, eleito com uma plataforma escolhida pela maioria dos eleitores, vê sua agenda descaracterizada e seu poder praticamente anulado pela concentração de atribuições no Parlamento. Lula foi eleito em 2022 apoiado por uma frente ampla que nasceu tanto da resistência ao autoritarismo de natureza fascista que representava a candidatura de Jair Bolsonaro quanto da convicção de que Lula era —e é— a principal liderança capaz de unir o país nos valores da democracia”, disse ao citar, que além da urgência da justiça tributária e do financiamento do SUS, o Brasil precisa urgentemente de uma reforma político-eleitoral; de uma agenda para a condução da transição energética, da universalização da educação integral e uma política de segurança pública que adote as novas tecnologias.

Veja, na íntegra, o artigo publicado originalmente na Folha de São Paulo e que pode ser lido no site do PT Bahia: https://www.ptbahia.org.br/artigos/acusacao-de-que-lula-faz-campanha-nos-contra-eles-e-falsa-por-edinho-silva/

Foto: Divulgação
Contato: 71 99265-6750 (Kleyzer Seixas Guedes)

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.