Adolescentes brasileiros não comem frutas e verduras, afirma Ministério da Saúde

 Adolescentes brasileiros não comem frutas e verduras, afirma Ministério da Saúde
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde na última semana, afirma que a alimentação dos adolescentes brasileiros é motivo de preocupação. Apesar de o arroz e feijão estarem no topo da lista, como os primeiros entre os 20 alimentos mais consumidos, os produtos industrializados – ricos em sódio – dominam quase todo o resto da lista. As hortaliças aparecem na décima posição e as frutas, não conseguiram uma vaga no prato dos brasileiros.
Apenas entre os meninos de 12 e 13 anos, as frutas despontam como o 20º alimento mais consumido. Mas entre os meninos de 14 a 17 anos e entre todas as meninas, o produto natural está ausente. Os dados fazem parte do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), feito em parceria com diferentes universidades do país. Foram ouvidos alunos de 12 a 17 anos de 1.247 escolas em 124 municípios.
Pães, sucos e carnes completam os cinco alimentos mais comidos pelos jovens.  Na sexta posição, com 44,97%, estão os refrigerantes. Completam a lista, na ordem colocada, doces e sobremesas, café, frango, hortaliças, massas, biscoitos doces, óleos e gorduras, tubérculos, salgados frios e assados, carnes processadas, bebidas lácteas, queijos e outros derivados do leite, biscoitos salgados, bolos e tortas.
Outra preocupação diagnosticada pela pesquisa é o consumo de vitamina E e cálcio, que está abaixo do recomendado em todos os adolescentes, e a ingestão excessiva de sódio. Segundo o Erica, 80% dos adolescentes consomem sódio acima do recomendado. Além disso, menos da metade (48,5%) toma sempre ou quase sempre café da manhã, e 21,9% nunca tomam. Mais da metade dos adolescentes fazem refeições em frente à televisão. O índice é maior entre os alunos das escolas públicas. Ao todo, 73,5% gastam duas ou mais horas por dia com TV, computador ou videogame.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading